quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Medir a responsabilidade social

Neste ano, entra em vigor o ISO 26000 que avaliará a responsabilidade social e governança das empresas

Várias abordagens têm sido desenvolvidas para permitir que as empresas cumpram as suas responsabilidades de gestão (seja gestão ambiental, equidade e bem-estar social ou vitalidade econômica da comunidade) aos seus stakeholders. Estes programas têm-se centrado no desenvolvimento de estratégias e iniciativas para implementar a estratégia de maneira vertical. Empregados e fornecedores vêm frequentemente estas iniciativas como ordens infundadas, por vezes, entregues de forma aparentemente pesada.

Os responsáveis pela Responsabilidade Social Empresarial (RSE) têm uma gama de conhecimentos para desenhar e proporcionar uma abordagem decididamente melhor para implantar sua estratégia para cada ponto de presença de seus produtos e / ou serviços. Esse conhecimento pode ser efetivamente usado para estender ainda mais a estratégia de cada área ao longo da sua cadeia de fornecedores. Vamos dar uma olhada em como isso pode ser feito:

Os sistemas de gestão (por exemplo, ISO 9001 e ISO 14001) têm sido usados para tratar da qualidade e meio ambiente como parte integrante da forma como cada negócio é operado em nível local. É importante gerir as ações RSE de forma que sejam parte do que cada funcionário faz todos os dias. Elas tem de ser parte de todas as decisões de negócio, no nível local, onde a licença da companhia "para operar" é conquistada.

Neste ano, a ISO 26000 adicionará responsabilidade social e governança a essas importantes normas do sistema de gestão. A British Standards já lançou um padrão de sustentabilidade (BS 8900) e a Standards of Australia, tem uma Norma (AS 8303) de responsabilidade corporativa.

Cada unidade da empresa e todos os fornecedores podem implementar um sistema de gestão que gerencie a RSE, de forma a torná-la sua. Pode ser feito de uma maneira que seja consistente com a estratégia de responsabilidade. O cliente pode auditar as ações (isto é, auditoria de segunda parte) a capacidade dos fornecedores para implementar a estratégia em suas operações, OU o cliente poderia fazer uma auditoria de terceira parte da cadeia de abastecimento - e cada um de seus pontos de presença.

Algumas empresas com programas de Responsabilidade Social também utilizam um sistemas de gestão. No entanto, em quase todos os casos, estes programas não são aplicados para administrar as ações. Elas seriam apenas parte da “caixinha separada” de pensamentos, que prevalece na maioria das empresas.

Quadros de desempenho são usados para criar indicadores-chave que vão levar a empresa às melhores práticas em muitas áreas críticas para a competitividade:

• Liderança e responsabilidade social
• O planejamento estratégico e estratégia de implantação
• O envolvimento dos stakeholders e desempenho do mercado
• A gestão do conhecimento e da inovação
• Ser um ótimo lugar para trabalhar e envolvimento dos funcionários
• Gestão e melhoria de processos

Alguns estudos demonstram que as empresas que usam um dos mais dos 70 modelos de desempenho disponíveis superam financeiramente aquelas que não utilizam estes sistemas. Muitas empresas com programas de sustentabilidade utilizam os modelos de desempenho. No entanto, eles raramente são utilizados em ações de RSE. Talvez esta seja mais uma demonstração de pensar em caixinhas separadas.

Então, como seria se uma empresa realmente usasse esses programas de "Performance de Responsabilidade Dirigida?" A importância de abordar as três áreas da sustentabilidade (social, ambiental e financeira) passariam a fazer parte do trabalho de todos. Isso aconteceria em toda a empresa (mesmo que seja uma planta única) e em toda a cadeia de valor. A indústria automotiva tem feito qualidade gerida como gestão ambiental e parte da sua cadeia de valor. Certamente pode ser feito se uma empresa pretendia incluir a responsabilidade dentro do programa de gestão ambiental de um programa de ISO 14001 ou como uma especificação de produto no programa de gestão da qualidade.

O programa fornece uma pontuação de desempenho individual de cada ponto de presença. Estes resultados podem ser agregados e desagregados em unidades de negócios, as cadeias de fornecimento, e mantas de transporte. Seria possível ver como cada unidade está realizando. Isso faz essencialmente a melhoria contínua em um valor quantitativo. Cada um dos resultados da GRI pode ser atribuída uma pontuação e todos os indicadores de atrasos podem ser agregados em escores totais para as cinco categorias previstas. Em alternativa, podem ainda ser agregados em um escore único indicador do lagging. Não há necessidade de transmitir os painéis complicados ou medição de desempenho. É como ter um ponto de classe média, em vez de uma coleção independente de testes, exames, papel semestre e pontuações participação em sala de aula por quatro ou cinco cursos a cada semestre.

Algumas empresas estão começando a murchar, sob a pressão de preencher os questionários tantos para informar a comunidade de investimento socialmente responsável e as suas outras partes interessadas. Desempenho de Responsabilidade Dirigido é verificável por um terceiro, e cada componente tem um corpo de conhecimentos suficientes para justificar as afirmações feitas anteriormente.

Então, quem vai intensificar e liderar o caminho? Ainda precisamos de arranjar as cadeiras no convés do Titanic mais uma vez?



Fonte: Agenda Sustentável (www.agendasustentavel.com.br)
HSM Online 20/01/10


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br