segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Gloria Perez é madrinha de campanha da Abrale


Campanha ‘Linfoma é Câncer. Informação é Vida’

A campanha Linfoma é Câncer. Informação é Vida, desenvolvida pela Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (ABRALE), conta com o apoio da escritora de novelas Gloria Perez. O desafio da iniciativa é conseguir o maior número possível de adesões ao Manifesto pelo Direito de Acesso ao Melhor Tratamento, que será entregue ao ministro da Saúde, José Gomes Temporão. Os especialistas brasileiros consideram que a incidência do linfoma no País cresceu nas últimas duas décadas, de 4 a 5% ao ano. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2009, deverão ser registrados 11.970 casos da doença.
Em abril deste ano, a autora descobriu a existência de um linfoma após passar por uma cirurgia da tireoide. A biopsia identificou um linfoma, que foi totalmente retirado na operação. Além disso, Gloria passou por um tratamento, que incluiu seis sessões de quimioterapia. A escritora também abordou a doença na novela Caminho das Índias. “Eu sou uma paciente que tive o diagnóstico precoce e acesso ao tratamento adequado. É importante que as pessoas saibam o que é este tipo de câncer e também busquem os exames e tratamentos adequados”, afirma Glória.

Atualmente, o tratamento que oferece a maior chance de cura para os pacientes com alguns tipos de linfoma é a combinação de quimioterapia associada a anticorpos monoclonais. Mas essa alternativa não está disponível aos pacientes da rede pública.

O manifesto pede também, à Agência Nacional de Saúde (ANS), a atualização da cobertura mínima obrigatória de procedimentos para tratamento de doenças onco-hematológicas, que serve de referência para os atendimentos dos planos privados de saúde. Entre as mudanças solicitadas estão as inclusões do exame Pet Scan oncológico (tomografia por emissão de pósitrons) e do transplante de medula óssea alogênico (feito a partir de células de doadores).

Além disso, entre os pedidos do Manifesto estão o crescimento no número de leitos hospitalares para Transplante de Medula Óssea, de maneira que não seja mais necessário ao paciente aguardar quando já tiver um doador compatível identificado e a atualização da verba repassada pelo Governo aos hospitais para realização de procedimentos complexos (APAC), muito defasada em relação ao custo que representam ao centro de tratamento.

O Manifesto pelo Direito de Acesso ao Melhor Tratamento pode ser acessado pelo site (www.linfoma.org.br).

A iniciativa conta ainda com duas mobilizações no vão livre do MASP, em São Paulo, e no Largo da Carioca, no Rio de Janeiro, a primeira aconteceu no último dia 28 de setembro e a segunda acontece no dia 30 de outubro, para aumentar a adesão ao Manifesto pelo Direito de Acesso ao Melhor Tratamento. Durante as ações, são disponibilizadas informações completas sobre a doença, os sintomas, o diagnóstico e os tratamentos disponíveis. O artista plástico Romero Britto participará da iniciativa cedendo um trabalho que será estampado no símbolo da campanha – duas mãos de 4 metros cada uma -, que estarão expostas no local. Além disso, serão realizadas ações especiais em universidades de Campinas, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Recife, e Salvador.

A Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia é uma Organização Não-Governamental (ONG), sem fins lucrativos. Sua missão é divulgar informações e oferecer suporte a pacientes com doenças onco-hematológicas (linfoma, leucemia, mieloma múltiplo e mielodisplasia), mobilizando parceiros para que o melhor tratamento esteja disponível no Brasil. A associação oferece atendimentos psicológico e jurídico, além de programas educacionais gratuitamente e orientação para que o paciente navegue pelo sistema público de saúde. Informações podem ser obtidas no site www.abrale.org.br ou pelo telefone 0800 773 99 73.


Pauta Social, 22/10/09


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br