terça-feira, 14 de abril de 2009

Prazo para opinar sobre RDH encerra quinta

Dia 15 de abril é o prazo final da consulta que vai escolher tema de relatório com base nas opiniões sobre o que deve mudar no Brasil

Encerra dia 15 de abril a campanha Brasil Ponto a Ponto, que coleta opiniões de cidadãos sobre qual é o maior problema do país. O resultado será usado para escolha do tema do próximo Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH) do Brasil. Até ao final, o PNUD estima que 400 mil pessoas terão respondido à pergunta “O que deve mudar no Brasil para sua vida melhorar de verdade?”

Para participar, é possível enviar texto ou vídeo para o site da campanha. “É uma oportunidade única de as pessoas serem escutadas sobre uma coisa que pode mudar a vida delas”, diz o coordenador do RDH no Brasil, Flávio Comim. No RDH, que deve ser publicado até o inicio de 2010, o PNUD fará um diagnóstico do problema mais votado e proporá políticas.

A consulta começou em novembro do ano passado, quando foram realizadas audiências públicas nas principais cidades brasileiras. Pela internet, as respostas são recebidas desde janeiro e mais de 260 mil já deixaram seus depoimentos usando a rede. Outra parte da campanha foi feita com uma visita aos dez municípios de pior Índice de Desenvolvimento Humano do país e ainda com a coleta de respostas de alunos nas escolas de ensino fundamental e médio. Ao todo, já foram coletados mais de 360 mil depoimentos.

Para aumentar a diversidade do público atingido, a consulta criou vários caminhos para o envio de respostas. Desde o início de abril, os clientes da operadora de celulares TIM estão recebendo a pergunta da pesquisa em seus telefones e podem responder por SMS. No site do canal a cabo MTV, um fórum de discussão entre os jovens gerou mais de 200 comentários. A empresa de cosméticos Natura também distribuiu questionários em papel para seus funcionários e clientes.

A conclusão final da pesquisa sairá em maio, mas as prévias mostram que educação é o tema mais mencionado. Pelo menos 20% dos brasileiros que participaram da consulta acreditam que o ensino é o que mais precisa mudar no país. Violência, meio ambiente e conscientização individual foram outros temas bastante comentados.

Leia também
Educação é o que mais preocupa o Brasil
Site de pesquisa sobre RDH Brasil está no ar


DAYANNE SOUSA, da PrimaPagina
Pnud Brasil, Boletim nº 535, 13/04/09


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br