quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Mobile Marketing está subaproveitado no Brasil

Primeiro evento sobre o tema promovido pelo IAB Brasil buscou incentivar o uso da mídia por anunciantes e agências no País

Parte do trabalho do recém-lançado Comitê de Mobilidade do IAB Brasil, aconteceu na manhã desta quinta-feira, 12, o primeiro encontro promovido pela entidade a fim de acelerar o desenvolvimento do canal no País. Segundo Abel Reis, diretor do comitê e presidente da Agência Click, a idéia é educar o mercado de forma que os telefones celulares se tornem ponto de contato integrado a qualquer estratégia de comunicação dos anunciantes. "Os padrões e formatos já estão bem definidos pelo próprio IAB e pela Mobile Marketing Association. Agora também estamos disponibilizando um manual de boas práticas para que o mercado comece de fato a trabalhar com esse canal", disse Reis.

O diretor acrescentou ainda que existem duas modalidades para o consumo de mídia pelos dispositivos móveis. Um deles diz respeito à inserção das marcas nos endereços concentradores de audiência, como os sites para celular dos portais tradicionais da internet e os desenvolvidos pelas próprias operadoras de telefonia. O outro modelo é o que envolve a ativação direta com o consumidor através de experiências interativas como jogos, aplicativos, serviços e promoções via SMS. "Os resultados - que também geram certa desconfiança no mercado - já são totalmente mensuráveis como acontece na internet. Não tem mais zona cinzenta no que diz respeito ao mobile", acrescentou.

Durante o evento, Paulo Castro, membro do conselho do IAB Brasil e diretor geral do Terra, lembrou que o marketing feito pelo celular registrou crescimento de cerca de 45% em 2008 no País. Já segundo Roberto Lobel, diretor de negócios do Ibope, o potencial do canal como plataforma de publicidade pode ser até dez vezes maior do que o apresentado hoje. "Levando em conta que a base de celulares preparada para suportar publicidade é de mais de 50% dos aparelhos em uso no Brasil, o que temos hoje é muito pouco em termos de iniciativas", comentou.

Clique nesse link para ver o Manual de Boas Práticas do IAB Brasil.


Mariana Ditolvo
Meio & Mensagem Online, 12/02/09


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br