quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Marketing on-line: ponto para quem?

Links patrocinados, banners publicitários, e-mails marketing, blogs, newsletters, meios de comunicação social etc. etc.: eis uma lista enorme de meios digitais para propagação de uma marca. Ponto para o marketing, mais pontos ainda para a internet, que nos trouxe uma infinidade de possibilidades.

Do departamento de tecnologia à área de marketing, a web está em toda parte como peça que pode ser considerada chave, porém somente para quem quer realmente aproveitá-la. O profissional de comunicação e marketing que não aplicar todos os recursos disponíveis para explorar a marca, os serviços e os produtos da empresa em que atua está prestes a ser “esmagado” pela geração que vai dominar o mercado.

A chamada Geração Y chegou com força total e seu envolvimento com a internet é quase que prioritário no dia-a-dia. Jovens que não chegaram aos 30 anos representam uma força de milhões de pessoas que, ocupando um espaço completamente multidisciplinar, dão vazão à criatividade digital e passam, inclusive, a supervisionar os “dinossauros” do marketing.

Há duas opções: integrar-se ao meio de vez ou pedir demissão, não somente do trabalho, mas do mundo. Para entrar de vez no que chamávamos de futuro promissor, esses jovens, que ficarão ricos por conseqüência, constantemente preparam funcionalidades no mundo da tecnologia, para utilizarmos ao nosso favor, tanto para evolução das companhias em que atuamos, como para nosso próprio desempenho profissional. Quanto mais resultados, mais qualificação.

O marketing on-line traz o que a diretoria sempre pede: números, mensurações, ROI, resultados. Incrivelmente, isso já é possível. Sei que muitos de nós sabemos disso, mas vejo que ainda falta atribuir o verdadeiro valor a essas possibilidades. Cases de grandes empresas de e-commerce e de marcas diversas que se preocupam com a sua reputação são aplaudidos nos principais eventos do setor.

Diante dessa realidade, cabe entendermos que podemos estar nesse mesmo local, mas de outra maneira: como protagonistas da nossa própria história de sucesso. Não adianta pensarmos que essas companhias, que primam pela sua identidade, são, em sua maioria, de grande porte e conseguem investir “horrores” em ações de comunicação. É possível que cada um faça a sua parte e, quanto mais cedo começar, mais à frente estará.

Aproveitar os múltiplos canais de divulgação on-line, entender o perfil de cada cliente por meio da quantidade e da análise de cliques, medir a audiência de cada canal, qualificar as campanhas de modo a segmentar cada ação e analisar estatisticamente cada retorno requerem aplicações totalmente acessíveis e, quando comparadas aos investimentos off-line, têm a relação custo-benefício extremamente mensurável.

O mais importante, independentemente do meio de divulgação, é coletar o máximo possível de dados sobre os prospects ou clientes, através de cada ponto de acesso que eles têm com a empresa (via on-line ou presencial), integrando as informações coletadas em um único banco de dados. Isso trará segurança na próxima campanha. Imagine insistir na mesma mensagem para quem já viu e, pior, já adquiriu o que você mandou. Gestão, também no marketing digital, é primordial.

Todos os formatos de mídia se complementam, sejam eles on-line ou off-line. Seja um anúncio de página inteira ou uma mala-direta, um link patrocinado ou um banner digital. O que vale é medir para definir as próximas estratégias. O meio que mais traz o detalhe de um retorno é o correio eletrônico. Campanhas de e-mail marketing devem ter presença fundamental no escopo das campanhas. O argumento para separar seu budget para isso é simples: somente por meio do e-mail marketing é possível enxergar QUEM e não somente QUANTOS clicaram na sua ação.

O que vale mais a pena? Pedir demissão ou marcar diversos pontos (junto à Geração Y, claro)?


Veruska Reina
CMO da Virid Interatividade Digital, empresa especializada em soluções de e-mail marketing.
HSM On-line, 03/12/08


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