quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Empresas lançam código de boas práticas climáticas

Instituições financeiras engajadas com os Princípios Climáticos poderão se recusar a oferecer financiamento para projetos que não revelarem as emissões de CO2 que produzem. Um grupo de grandes bancos, em conjunto com o The Climate Group, lançou ontem o primeiro código de boas práticas para guiar as empresas que desejarem se engajar na luta contra as mudanças climáticas.

As instituições que assumirem os chamados Princípios Climáticos terão que considerar o impacto das suas decisões de investimentos e dos seus serviços sobre as emissões de dióxido de carbono (CO2).

Crédit Agricole, HSBC, Munich Re, Standard Chartered e Swiss Re, algumas das maiores instituições financeiras do mundo, foram as primeiras a se comprometer, podendo agora se recusar a oferecer financiamento para projetos que não revelarem as emissões de CO2.

“A atual instabilidade global reforçou o fato que problemas globais necessitam soluções globais. O reconhecimento antecipado dos riscos e oportunidades das mudanças climáticas é essencial para o sucesso futuro do setor”, esclareceu o CEO do The Climate Group, Steve Howard, quanto aos objetivos do código.

As empresas que buscarem financiamentos nos bancos comprometidos com os Princípios Climáticos terão que revelar as emissões que produzem e buscar maneiras de reduzí-las ou compensá-las sempre que possível.

Mais investimentos em tecnologias limpas
Os bancos também concordaram em maximizar financiamentos para tecnologias com baixas emissões de CO2 e em melhorar a capacitação para o apoio ao comércio de emissões, derivativos climáticos, créditos de energias renováveis e outras commodities relacionadas com o clima.

Os derivativos climáticos são instrumentos financeiros que podem ser utilizados por organizações ou indivíduos como parte de uma estratégia de gerenciamento de risco com o objetivo de reduzir as ameaças associadas às condições climáticas adversas ou inesperadas. As seguradoras terão que oferecer conselhos sobre mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

De acordo com o The Indian Times, os Princípios Climáticos não guiarão apenas os compromissos operacionais de redução das emissões de gases do efeito estufa, mas fornecerão um direcionamento estratégico para toda a gama de produtos e serviços financeiros incluindo pesquisas, gerenciamento de ativos, atividades de bancos corporativos, de investimentos e de varejo, seguros, e financiamento de projetos.

Os princípios são voluntários, mas as empresas que se comprometerem terão que publicar um relatório anual entregue a um comitê que será responsável por avaliar a compatibilidade com o código de boas práticas.

“Os Princípios Climáticos auxiliarão as instituições financeiras globais na redução dos riscos climáticos, sendo eles físicos, regulatórios, comerciais ou reputacionais, e ajudarão os clientes a prosperar com novas oportunidades de investimentos e fontes de crescimento, que conduzirão a transição para uma economia de baixas emissões de carbono”, salientou Nicolas Stern, economista ex-chefe do Banco Mundial que publicou o famoso relatório homônimo.

Dúvidas
A revista online Ethical Corporation questiona o fato de apenas cinco empresas terem se comprometido com os princípios, que, segundo a publicação, estão longe de ser exigentes; o que levanta a dúvida sobre a disposição dos bancos para financiar a transição para uma economia de baixas emissões de carbono.

Outra dúvida é qual será a prioridade dos bancos em um momento em que o foco é a sobrevivência à crise. Ontem, por exemplo, o HSBC anunciou o corte de 500 postos de trabalho no Reino Unido. “É um começo, nada mais”, ressalta o blog de tecnologias limpas Greenbang, alegando que apesar das boas intenções, há uma real falta de metas e detalhes sobre o nível de investimentos que os bancos estão preparados para fazer em apoio a tudo isso.

O Climate Group é uma organização independente que auxilia governos e empresas a desenvolver soluções para as mudanças climáticas e para uma economia com baixas emissões de carbono.

Para mais informações acesse o site do Climate Group (inglês) - http://www.theclimategroup.org/about/corporate_leadership/climate_principles


Fernanda B Muller, do Carbono Brasil
Envolverde, 03/12/08
© Copyleft - É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br