terça-feira, 11 de novembro de 2008

VII Expo Brasil Desenvolvimento Local

Cuiabá sediará, de 12 a 14 de novembro, a VII Expo Brasil Desenvolvimento Local, palco expressivo de debate e troca de experiências sobre desenvolvimento local como estratégia de inclusão e transformação social. São esperadas cerca de sete mil pessoas para esta sétima edição do evento, que contará com a participação de outros 13 países (Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Cuba, Costa Rica, Cabo Verde, Estados Unidos, Nicarágua, Peru, Paraguai, Portugal e Uruguai).

A Expo Brasil 2008, que conta com o patrocínio da Petrobras, será aberta no dia 12 de novembro, no Centro de Eventos do Pantanal, com destaque especial para uma ampla feira com exposição de produtos sustentáveis, projetos inovadores, atividades culturais e ambientes de aprendizagem coletiva. Entre as autoridades e especialistas com participação prevista está o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, com a conferência "Desenvolvimento Sustentável em Bases Territoriais", às 17h. A Petrobras estará representada na abertura do evento pelo coordenador de Tecnologias Sociais, Lenart Nascimento, que também fará a moderação dos painéis “Incubação de redes de cooperativas de reciclagem”, dia 12, às 15h, e “Tecnologias Sociais para a agricultura familiar – Amazônia e Cerrado”, dia 14, às 10h.

Importantes temas em foco no cenário internacional serão abordados na Expo Brasil, um dos eventos nacionais inclusos na celebração do Ano Internacional do Planeta Terra (2007-2008-2009) da ONU, coordenado em todo o mundo pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em parceria com a União Internacional de Ciências Geológicas (IUGS).

O evento, que teve sua primeira edição em Brasília, em 2002, vai reunir palestras, painéis temáticos, debates, apresentação de experiências, oficinas, minicursos, um circuito de TV ao vivo e a feira de produtos. A Expo Brasil 2008 terá ainda uma Mostra de Tecnologias Sociais. Coordenada pela Rede de Tecnologias Sociais (RTS), a mostra apresentará algumas das melhores iniciativas existentes no País nas áreas de saneamento, habitação, sistemas integrados de produção, tecnologias associadas a processos produtivos, energia renovável e água.

Em estande montado no evento, a Petrobras vai mostrar alguns projetos patrocinados nas áreas social e ambiental, entre eles o “Eu Nunca Contei a Niguém” (PA), desenvolvido pelo Movimento de Promoção da Mulher; Projeto Reciclo (DF), da Fundação Procurador Pedro Jorge de Melo e Silva; Proteção dos Recursos Hídricos na Bacia do Rio do Coco (TO), do Instituto Ecológico Palmas; e a Rede de Colaboração Solidária para industrialização e comercialização de produtos oriundos da pesca artesanal e da fruticultura extrativista e familiar (MT), desenvolvido pela Cooperativa de Pescadores e Artesãos de Pai André e Bom Sucesso.

Outro destaque da programação será o Encontro de Prefeitos, promovido pela Confederação Nacional dos Municípios e Associação Mato-Grossense dos Municípios, que reunirá os novos gestores municipais. Outros encontros paralelos também serão realizados, tais como o Encontro Regional de Comercialização Solidária, a V Feira de Roças e Quintais e o V Encontro de Agroecologia.

Eixos temáticos
A programação da Expo Brasil está norteada em quatro eixos temáticos principais, que se entrelaçam: Governança democrática, que envolve as redes sociais, a democracia participativa e os mecanismos inovadores de gestão compartilhada nos territórios (fóruns, conselhos, consórcios, pactos, agências); Inclusão produtiva, que engloba novas dinâmicas econômicas de base territorial e sistemas integrados de fomento (economia solidária, comércio justo, alternativas de financiamento, aplicação de tecnologias sociais, incubação de empreendimentos); Meio Ambiente e Vida Sustentável, com atenção especial aos Biomas Cerrado, Pantanal e Amazônia (mudanças climáticas, preservação florestal, biocombustíveis, reciclagem de resíduos, renovação e sustentabilidade de ambientes urbanos); e Integração Latino-americana (intercâmbio de iniciativas, novas dinâmicas comerciais, fluxos de cultura e conhecimento). Cultura, comunicação e dinâmicas de rede são dimensões transversais da programação, que permeiam o evento e atravessam os quatro eixos acima.

A exemplo das seis edições anteriores – 2002 (Brasília/DF), 2003 (Belo Horizonte/MG), 2004 (Olinda/PE), 2005 (Fortaleza/CE), 2006 (Salvador/BA) e 2007 (Natal/RN) – a Expo Brasil de Cuiabá deverá reunir centenas de instituições e redes envolvidas com o tema desenvolvimento local. Na sua sétima edição, conta com a participação de agências nacionais e regionais, ministérios, governos estaduais, prefeituras e centenas de entidades da sociedade civil, além de organismos internacionais, fundações, universidades e colegiados (fóruns, conselhos, consórcios) de todo o país. Mas sua principal força está na participação ativa de agentes locais, atores da base da sociedade que promovem, em seus territórios, o cotidiano das iniciativas de desenvolvimento sustentável.

A Expo Brasil Desenvolvimento Local conta, este ano, com o patrocínio da Petrobras, do Sebrae e do Governo do Estado do Mato Grosso.

Cases de Sucesso
Cases de sucesso selecionados pelos Programas Petrobras Ambiental e Petrobras Desenvolvimento & Cidadania serão apresentados durante a VII Expo Brasil Desenvolvimento Local, em painéis e na feira, no estande da Companhia:

Clique aqui Programa Petrobras Ambiental
Clique aqui Petrobras Desenvolvimento & Cidadania

Agencia Petrobras de Noticias, 11/11/08


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br