terça-feira, 11 de novembro de 2008

Primeira audiência sobre RDH será em SP

Começa em São Paulo, no dia 10, o processo de consulta pública para definir tema do Relatório de Desenvolvimento Humano sobre o Brasil

O PNUD realiza, nesta segunda-feira (10), em São Paulo, a primeira das audiências públicas que ajudarão a escolher o tema do próximo RHD (Relatório de Desenvolvimento Humano) do Brasil. O evento será no Memorial da América Latina, a partir das 14h30. O objetivo é colher opiniões sobre qual é a questão brasileira que mais precisa de atenção. Os participantes responderão a um questionário, e depois as respostas serão discutidas.

A audiência, aberta a qualquer cidadão, é parte da campanha Brasil Ponto a Ponto. Ela inclui, além do evento em São Paulo, mais quatro reuniões no mesmo formato — em Belém, Porto Alegre, Brasília e Recife —, coleta de opiniões dos internautas em uma sondagem no site do PNUD e do Portal do Voluntário e envio de observações e informações pela comunidade acadêmica. Outra forma de coletar opiniões serão as visitas de consultores do projeto aos dez municípios brasileiros de pior IDH-M (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal, uma adaptação do IDH aos indicadores regionais do Brasil), para tentar apreender as preocupações das populações mais pobres.

Em 2009, deverão ser incorporadas à campanha peças publicitárias na TV e na imprensa, segundo o coordenador do RDH Brasil, Flávio Comin. Ele diz que parcerias com entidades públicas e privadas devem viabilizar a extensão da campanha e das formas como as pessoas poderão participar.

“Não queremos apenas falar algo importante sobre as pessoas, mas queremos falar para elas”, diz Comin. “A gente escreve relatório para os governos, mas escreve também para a as pessoas, para a sociedade”, acrescenta.

A intenção é concluir a fase de consultas no início de 2009 e ter os resultados tabulados até março. A partir daí, afirma Comin, a escolha do tema será feita levando em conta a quantidade de menções a uma mesma questão, as relações entre proposições semelhantes e as razões apontadas pelos participantes para a escolha de um tema ou de outro.

Na audiência em São Paulo, o público primeiro assistirá a uma apresentação da equipe responsável pelo relatório e depois responderá a uma pergunta proposta pelos organizadores. Em seguida, algumas respostas serão selecionadas e os seus autores farão uma breve exposição.

O Relatório de Desenvolvimento Humano é uma publicação em que o PNUD aborda um problema da atualidade. Há uma edição internacional, lançada anualmente, algumas regionais e outras nacionais. O estudo geralmente é composto por um diagnóstico, sugestões para as soluções dos problemas diagnosticados e divulgação de indicadores de desenvolvimento humano. O RDH de 2009 será o terceiro que o PNUD faz no Brasil. O mais recente, publicado em 2005, teve o tema Racismo, Pobreza e Violência.

O evento
O quê: Audiência Pública sobre o tema do Relatório de Desenvolvimento Humano Brasil 2009
Quando:10 de novembro, às 14h30
Onde: Memorial da América Latina. Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Barra Funda - São Paulo – SP
Contato: rdh@undp.org.br


Leia também
Ajude a ONU a escolher o tema do próximo relatório sobre desenvolvimento no Brasil
da PrimaPagina


PNUD Brasil, Boletim nº 515, 10/11/08


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br