sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Clubes europeus faturam alto com merchandising

Um estudo aponta que os times ingleses da primeira divisão amealham, em média, 8,6 milhões de euros com ações de merchandising. Foram pesquisadas 116 equipes

O site português Futebol Finance acaba de publicar um estudo da Sport+Markt e da PR Marketing European Football Mechandising que revela as receitas astronômicas geradas pelo merchandising dos clubes europeus. O Campeonato Inglês (Premier League) lidera a lista com 171 milhões de euros obtidos em ações de merchandising. A média de valores angariados no merchandising de cada equipe da primeira divisão britânica é avaliada em 8.6 milhões de euros.

A diferença é gritante se comparada ao Campeonato Português, que fatura cerca de 5.5 milhões de euros por ano. As ações de merchandising das equipes do Porto, Benfica e Sporting geram em média 1.8 milhões de euros.

Segundo os autores do estudo, os fatores preponderantes para atingir essas cifras milionárias passam pelo sucesso esportivo do time, tamanho do mercado doméstico, número de torcedores e admiradores dentro e fora do país e estruturas com profissionais de merchandising. Mas são as receitas geradas em dias de jogo que determinam o montante angariado.

O estudo envolveu 116 times europeus e o resultado foi a média de 5.3 milhões de euros. Destes 116 clubes, 20 tiveram receitas superiores a 21.2 milhões de euros. Já os outros 96 geraram aproximadamente 2 milhões de euros. Entre as equipes portuguesas, o melhor resultado foi do Benfica, que gera 2.4 milhões de euros anuais.

Confira abaixo o resultado do estudo publicado no Futebol Finance:
1-) Campeonato Inglês (Premier League) - 171 milhões de euros (média/clube - 8.6 mi)
2-) Campeonato Espanhol (Liga BBVA) - 145 milhões de euros (média/clube - 7.3 mi)
3-) Campeonato Alemão (Bundesliga) - 127 milhões de euros (média/clube - 7.1 mi)
4-) Campeonato Italiano (Série A) - 64 milhões de euros (média/clube - 3.2 mi)
5-) Campeonato Francês (Ligue 1) - 64 milhões de euros (média/clube - 3.2 mi)
6-) Campeonato Holandês (Eredividie) - 22 milhões de euros (seis maiores clubes/média - 3.6 mi)
7-) Campeonato Português (Liga Sagres) - 5.5 milhões de euros (três maiores clubes/média - 1.8 mi)


André Lucena
Meio & Mensagem Online, 24/11/08


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br