sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Advogado ganha o prêmio Empreendedor Social 2008; veja imagens

O advogado André Luis Cavalcanti de Albuquerque, 42, foi o vencedor do prêmio Empreendedor Social 2008. O concurso, realizado pela Folha em parceria com a Fundação Schwab, da Suíça, identifica e premia líderes de projetos sociais inovadores e sustentáveis.

A cerimônia de premiação, realizada no auditório do Masp, na noite desta quinta-feira (27), foi apresentada pela atriz Lígia Cortez e pelo colunista da Folha Pasquale Cipro Neto. Veja, no videocast a seguir, as imagens do evento.



Albuquerque é fundador da Terra Nova, primeira empresa de cunho social do país especializada em regularização fundiária sustentável. Agora, ele fará parte da rede mundial de "Empreendedores Sociais de Destaque" da Fundação Schwab. Além disso, terá acesso a benefícios, como serviço de consultoria internacional e bolsas de estudo.

Mediador de conflitos por natureza, o advogado acredita que o ambiente equilibrado energeticamente traz harmonia e prosperidade. Mais uma vez, comprovou sua tese, diante de uma platéia com cerca de 200 convidados, entre representantes do terceiro setor, empresários, acadêmicos, políticos e artistas, ao receber o prêmio no Masp (Museu de Arte de São Paulo).

É a primeira vez no Brasil que o vencedor do concurso lidera uma empresa social --que tem fins lucrativos, mas cujo resultado é aplicado em grande parte no social, ao contrário, por exemplo, de iniciativas de responsabilidade social.

Terra Nova
Criada em 2001, em Curitiba, a Terra Nova desenvolveu metodologia para mediar conflitos entre proprietários e moradores em áreas de ocupação irregular consolidadas, fazendo a ligação entre governo, titulares e ocupantes. Por meio desse método, todos ganham: o ocupante conquista o título de propriedade e todas as melhorias decorrente disso; o possuidor legal do imóvel recebe o valor por um bem que já havia perdido na prática; e o governo deixa de gastar com o burocrático processo de negociação fundiária e pode passar investir na infra-estrutura (saneamento básico, energia elétrica, linhas de transporte etc.) do bairro legalizado, diminuindo índices de criminalidade e melhorando a qualidade de vida das pessoas.

Com essa sistemática, a empresa social de André já beneficiou mais de 30 mil famílias em cinco Estados (PR, SP, RJ, MT e RO) e no DF.

Outra inovação da Terra Nova é sua participação no primeiro projeto de reassentamento integral de famílias em grandes obras. A experiência inicial se dá com 60 grupos de ribeirinhos atingidos pelas obras da usina hidrelétrica de Santo Antônio, em Porto Velho.

O concurso no mundo
Realizado pela quarta vez no Brasil, o prêmio Empreendedor Social busca identificar líderes de organizações --com ou sem fins lucrativos-- que desenvolvam produtos ou serviços voltados à melhoria de comunidades marginalizadas.

A rede mundial formada pelos 140 empreendedores sociais da Fundação Schwab abrange 41 países. O mais novo integrante do seleto grupo, André Albuquerque, junta-se agora a outros 11 brasileiros, 3 deles eleitos pelo Prêmio Empreendedor Social: Tião Rocha (2007), do CPCD; Fábio Bibancos (2006), da Turma do Bem; e Eugenio Scannavino Netto (2005), do Projeto Saúde e Alegria.

No Brasil, a Folha é parceira exclusiva da Fundação Schwab para a realização do prêmio, que tem como apoiadores o Centro de Estudos do Terceiro Setor da Fundação Getulio Vargas, o Gife (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas), o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, a SGS e o portal UOL.


Folha Online, 28/11/08


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br