segunda-feira, 17 de novembro de 2008

BID quer dobrar seus empréstimos à região

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) planeja conceder 18 bilhões de dólares em empréstimos aos países latino-americanos em 2009, duplicando os créditos deste ano, para ajudar a região a enfrentar a crise financeira global.

A crise, que começou com os problemas das hipotecas de alto risco nos Estados Unidos -- o principal parceiro comercial da América Latina --, foi um duríssimo golpe nos mercados financeiros e nas moedas da região, reconhece a entidade.

Em entrevista divulgada nesta segunda-feira pela agência de notícias Reuters, o presidente do BID, Luis Alberto Moreno, diz que o órgão reduziu a estimativa de crescimento econômico para a América Latina no ano que vem. A previsão era de 3%. Agora é de 2,5%.

No domingo, durante um fórum de banqueiros latino-americanos no Panamá, o representante local do BID, Marcelo Antinori, afirmou que o pacote de apoio preparado pelo banco "é muito significativo". "Embora as cifras da crise sejam muito grandes, vamos duplicar os recursos", reforçou ele.

A crise está atingindo principalmente as exportações da América Latina, além de provocar uma queda nas remessas que imigrantes nos Estados Unidos mandam a seus familiares. Isso se somou ao efeito da alta nos preços do petróleo e dos alimentos, ocorrida nos meses anteriores.


Veja Online, 17/11/08


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br