sábado, 18 de outubro de 2008

AfroReggae luta contra desigualdade

"A cultura aproxima", criada pela F/Nazca, é inspirada pela expressão gráfica da periferia

Criada pela F/Nazca, "A cultura aproxima" é a nova campanha institucional do AfroReggae. A intenção é valorizar a persistência e intensidade do trabalho de 15 anos do grupo e mostrar a cultura como um meio de conexão entre morro e asfalto. Com grafismo diferenciado, as peças foram feitas em computação gráfica. A comunicação envolve filme, spots, anúncios para jornais e revistas, mobiliário urbano e internet.

"Buscamos uma mensagem diferente daquela clássica institucional. O momento é de comemoração. Queremos reproduzir o sentimento que o AfroReggae carrega", explica Fernand Alphen, diretor nacional de planejamento da F/Nazca. No caso do filme "Muro", a animação mostra as diferenças sociais e as tentativas do personagem, o jovem morador de favela, de quebrar essas barreiras. A "batalha" ocorre entre o "muro", que defende o lado do asfalto, e o garoto, que procura sair do ambiente em que vive. "O traço é inspirado na expressão gráfica da periferia. Sentimos atração por essa linguagem e tentamos reproduzi-la", diz Alphen.

Situações um tanto inusitadas foram criadas paras os spots de rádio. Neles, há uma brincadeira entre o linguajar corriqueiro das favelas e os nomes dos personagens em ação. Da Vinci, Camões, Mozart, Olavo Bilac, "Machadão" de Assis e Beethoven são alguns dos participantes da gangue. A peça termina dizendo: "A arte não tem medo de entrar na favela, basta alguém levar. AfroReggae: música para combater a violência, arte para transformar a realidade". Na mesma linha, a mídia impressa traz ilustrações e títulos como "O AfroReggae resgata meninos do tráfico. Usa cordas de instrumento para puxar de volta".

Todas as ilustrações são de Lucas Camargo, com direção de criação de Fabio Fernandes e Eduardo Lima, e redação de André Kassu. O AfroReggae trabalha com mídia gratuita, e a campanha será veiculada nos canais TV Globo e Sony, em cinema, por meio da distribuidora Rain Brasil e impressos pelo Infoglobo. É o primeiro trabalho expressivo da F/Nazca para o grupo. "É uma organização atípica, muito participativa e democrática; é inspirador trabalhar com eles", completa Alphen.


Carla Said Lima
Meio & Mensagem Online, 17/10/08


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br