terça-feira, 23 de setembro de 2008

Wikinomics e o empreendedor

Uma das transformações mais importantes na atual economia global digitalizada é a oportunidade de criatividade e empreendedorismo para as pequenas e médias empresas.

Uma das transformações mais importantes na atual economia global digitalizada é a oportunidade sem precedentes de criatividade e empreendedorismo para as pequenas e médias empresas. A crescente acessibilidade às ferramentas necessárias para colaborar, criar valor e competir possibilita que indivíduos e empresas menores participem da inovação e da geração de riqueza em cada setor da economia.

Novas infra-estruturas corporativas de baixo custo (da telefonia gratuita via internet às plataformas globais de outsourcing) permitem que milhares e milhares de pequenos e médios fornecedores ao redor do mundo criem produtos, acessem mercados e deliciem os consumidores de algumas maneiras que somente as grandes organizações conseguiam antigamente.

Processos que antes eram inteiramente confinados às grandes corporações estão sendo divididos em componentes reduzidos e entregues a pequenas empresas em todo o mundo. Estas pequenas e jovens empresas não são atravancadas por burocracias e sistemas legados. As oportunidades são enormes e as recompensas são rápidas.

Estamos ingressando em um mundo onde o conhecimento, o poder e a capacidade produtiva estarão mais dispersos do que em qualquer outra época da nossa história — um mundo onde a criação de valor será rápida, flexível e persistentemente disruptiva; um mundo onde só os conectados sobreviverão. Uma mudança de poder está acontecendo e uma nova e rígida regra de negócio está emergindo: colabore ou pereça. Quem não conseguir compreender isso ficará mais isolado, desligado das redes que compartilham, adaptam e atualizam conhecimento para criar valor.

Se você é um químico aposentado, desempregado ou ambicioso, a Procter and Gamble precisa da sua ajuda. O ritmo de inovação nesta indústria duplicou nos últimos cinco anos e agora o exército de 7,5 mil pesquisadores não basta para manter a liderança da P&G. Em vez de contratar mais pesquisadores, o CEO A.G. Lafley instruiu os líderes da unidade de negócios a buscar 50% das idéias para novos produtos e serviços fora da companhia.

Portanto, agora você pode trabalhar para a P&G sem constar da folha de pagamentos. É só se inscrever na rede InnoCentive, onde você e mais de 100 mil cientistas ao redor do mundo ajudam a resolver problemas complexos de pesquisa e desenvolvimento em troca de uma remuneração em dinheiro. A InnoCentive é apenas um dos muitos mercados revolucionários que unem cientistas a desafios de P&D lançados por empresas em busca de inovação. A P&G e milhares de outras companhias recorrem a estes mercados para obter idéias, invenções e mentes excepcionalmente qualificadas.

Inversamente, as grandes empresas estão disponibilizando sua força gerencial para empresas novatas. Você quer montar uma livraria especializada, mas acha que não consegue competir com a Amazon e seu sistema hiper eficiente de atendimento de pedidos? Então contrate a Amazon para trabalhar para você. A HikingOutpost.com foi fundada por um grupo de praticantes de caminhada frustrado com a falta de uma one-stop-shop para livros e informações na web sobre caminhada. Eles criaram uma loja com o objetivo de reunir os melhores livros e as melhores fontes na web, cobrindo todas as regiões importantes dos Estados Unidos.

A companhia fechou uma parceria com a Amazon.com para processamento de cartão de crédito, remessa de pedidos e devoluções de produtos vendidos no site. “Isso nos permite oferecer um nível de serviços extremamente alto e preço mais competitivo”, explica um porta-voz.

Uma mudança fundamental está ocorrendo hoje no modo como as empresas gerenciam a capacidade de inovar e criar valor. Empresas inteligentes de muitos bilhões de dólares reconhecem que a inovação, muitas vezes, começa pelas bordas. Cada vez mais, estas organizações hierárquicas estão recorrendo a modelos de negócio colaborativos segundo os quais as massas de consumidores, empregados, fornecedores, parceiros de negócio e até concorrentes co-criam valor na ausência de controle gerencial direto. Por que isso está acontecendo? Tem tudo a ver com o custo cada vez menor de colaborar, fruto das tecnologias digitais.

É disso que trata Wikinomics, meu último livro. Wikinomics é a nova arte e ciência de colaboração em massa via internet que demanda que os líderes de negócio, independente do tamanho da empresa, pensem de modo diferente sobre como competir e serem lucrativos. Vai além de open source, rede social, o chamado crowdsourcing, smart mobs, crowd wisdom ou outras idéias do gênero. Em vez disso, estamos falando sobre mudanças profundas na estrutura e no modus operandi da corporação e da nossa economia.

Wikinomics é importante porque na economia global de hoje a concorrência pode vir de qualquer parte. Avanços científicos e tecnológicos rápidos são algumas das principais razões para que a abertura esteja emergindo como um novo imperativo para os gestores. A maioria das empresas mal consegue pesquisar as disciplinas fundamentais que contribuem para seus produtos, quanto mais reter o pessoal mais talentoso da área. Para se manterem na dianteira em suas indústrias, as empresas, cada vez mais, precisam abrir as portas para o pool global de talentos que tem êxito fora dos seus muros. Nenhuma indústria ficará intocada.


Don Tapscott
Chairman da nGenera Innovation Network e autor de 11 livros, sendo o mais recente Wikinomics: como a Colaboração em Massa Pode Mudar seu Negócio
Computerworld, 23/09/08


Um comentário:

Stephanie Sarmiento disse...

Olá,

Estou entrando em contato novamente para tratar da Parceria Comercial mencionada via e-mail em 10/09/08.
Continuamos interessados no site.

Aguardo um retorno para iniciarmos a negociação.

Grata e à disposição,
Stephanie Sarmiento
------------------------------
smarques@hotwords.com.br
www.hotwords.com.br
------------------------------
Phone: 11 3178 2514



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br