terça-feira, 23 de setembro de 2008

Programa de ODM paranaense será apresentado na ONU

O presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná, Rodrigo da Rocha Loures, vai apresentar nesta terça-feira (23), na sede das Nações Unidas, em Nova York, o sistema de funcionamento do programa Nós Podemos Paraná, que é promovido pelo Sistema Fiep para que o Estado alcance os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, estabelecidos pela ONU no ano 2000, até 2010. “O Paraná resolveu avançar, diminuindo em cinco anos o espaço de tempo para o alcance das metas da ONU”, afirma Loures.

A experiência paranaense é a única da América Latina a ser mostrada no evento preparatório para o High Level Event, que vai reunir diversos chefes de Estado na ONU na próxima quinta-feira (25) para debater o desenvolvimento social no mundo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o convidado para fazer a abertura do encontro.

De acordo com o Rocha Loures, o programa Nós Podemos Paraná facilita a popularização das metas estabelecidas pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. “Usamos uma linguagem comum, de fácil compreensão. Com ele, fomentamos uma enorme rede social”, destaca.

O programa Nós Podemos Paraná foi escolhido para ser apresentado na ONU por ser considerado uma ação complementar efetiva, que leva para diversas localidades os conceitos globais dos Objetivos do Milênio. “Construímos uma plataforma catalizadora e de monitoramento de ações em favor do alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio no Paraná”, explica o presidente da Fiep, lembrando que o programa promovido pela entidade completou três anos de existência.

Rocha Loures destaca ainda que a proposta do Nós Podemos Paraná é fomentar um processo construcionista, que estimule o imaginário futuro. Os Círculos de Diálogo são espaços de aprendizagem para o empreendedorismo social. “Em todos os nossos encontros fomentamos a criação de um plano de ação. A pergunta que inspira as reuniões é qual a contribuição que o grupo pode dar para fazer acontecer a mudanças necessárias”, informa.

O presidente do Sistema Fiep lembra também que um dos diferenciais do programa paranaense é o monitoramento das ações. “Para isso, contamos com o Orbis, um observatório modelo para medir indicadores ambientais e socioeconômicos e o progresso das iniciativas voltadas para os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio”, complementa.

Encontro da ONU vai reunir quase 200 países para discutir desenvolvimento mundial
A 63ª sessão da Assembléia-Geral da Organização das Nações Unidas começa na próxima terça-feira (23) e deve reunir representantes dos 192 países-membros da ONU. O encontro será na sede da organização, em Nova York (EUA). Temas como mudanças climáticas, promoção dos direitos humanos, combate à fome e à pobreza, desarmamento e combate ao terrorismo vão fazer parte dos debates, que encerram no dia 1º de outubro.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa da abertura da sessão, quando deverá defender o multilateralismo como ferramenta para equacionar as crises ambiental, de alimentos e energética, além de ressaltar a importância dos biocombustíveis. Lula também deve participar de dois encontros de alto nível na ONU: um sobre as necessidades de desenvolvimento da África e outro sobre as metas de desenvolvimento do milênio.

A inclusão do Brasil como membro permanente do Conselho de Segurança da ONU, uma antiga reivindicação dos brasileiros, voltará a ser defendida por Lula. O cenário para que essa antiga reivindicação dos brasileiros se torne realidade é positivo. O presidente da 63ª sessão, Miguel d’Escoto Brockmann, disse recentemente que o objetivo central do encontro da Assembléia-Geral é democratizar as nações unidas.

A Assembléia-Geral da ONU, criada em 1945, é um fórum multilateral de discussão de temas internacionais, além de ter um papel importante no processo de padronização e codificação das leis internacionais. Entre suas principais funções estão a recomendação de princípios para a manutenção da paz e segurança mundiais e a promoção de políticas de cooperação e desenvolvimento entre os países.


Redação do Mercado Ético, com informações da FIEP e da Agência Brasil
Envolverde, 23/09/08
© Copyleft - É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br