sábado, 20 de setembro de 2008

Sebrae lança nova edição do Prêmio Top 100 de Artesanato

Vencedores ganham reconhecimento nacional, lojas virtuais e um catálogo exclusivo, além de novos clientes

Com o objetivo de promover o artesanato brasileiro e reconhecer as cem unidades produtivas mais competitivas do País, o Sebrae lança a segunda edição do Prêmio Top 100 de Artesanato. Entre os critérios de seleção e premiação do evento, estão aspectos relacionados ao grau de inovação dos produtos, adequação econômica e funcional nas unidades de produção, respeito ao meio ambiente, eficiência produtiva, adequação cultural e logística, estratégias de comunicação e promoção, práticas comerciais, compromisso social e gestão empresarial.

O período de inscrições é de 1° a 30 de setembro, e podem participar artesãos, cooperativas, associações ou grupos de produção artesanal. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas unicamente pelo site www.top100.sebrae.com.br, que estará habilitado durante o período de inscrição.

“Para que a unidade seja competitiva, ela deve levar em consideração aspectos estéticos e culturais, mas isso não é tudo. Essa iniciativa leva em conta os processos produtivos com foco nas exigências do mercado, o que evidencia também critérios de dimensão social, econômica e ambiental”, explica Raissa Rossiter, gerente da Unidade de Acesso a Mercados do Sebrae Nacional.

Depois de inscritos, os participantes passarão por uma avaliação que selecionará as 150 unidades com maior pontuação. Cada unidade selecionada receberá visita de um consultor para verificação das informações prestadas. Por último, um júri definido pelo Sebrae que tenha notório conhecimento do setor escolherá as cem unidades produtivas mais bem preparadas para o mercado. Todos os inscritos, selecionados ou não para a fase final, serão informados pelo correio eletrônico.

As cem unidades vencedoras ganharão um certificado de premiação, uma autorização de uso do selo ‘Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato’, até março de 2010, e divulgação de três produtos em sites e em materiais promocionais. Os vencedores irão participar ainda da Rodada de Negócios promovida pelo Sebrae para aproximação das unidades artesanais produtivas com outros empresários para oferta e demanda de produtos. Seis meses depois, uma nova Rodada será realizada para fortalecer a negociação comercial dos cem ganhadores.

Este ano, o prêmio traz uma novidade: algumas unidades, mesmo que não estejam selecionadas entre as 100 melhores, serão beneficiadas. As 20 unidades por estado que tiverem maior pontuação receberão um bônus de oito horas de recomendações sobre melhorias de gestão para aprimoramento de seu desempenho competitivo.

“Essa iniciativa de acompanhamento pós-premiação apóia empresas para que, futuramente, elas tenham fortes condições de conquistar esse prêmio”, avalia Ricardo Guedes, gerente da Unidade de Atendimento Coletivo – Comércio e Serviços do Sebrae Nacional.

Os resultados dos vencedores serão divulgados no site do Sebrae em dezembro. Os ganhadores participarão da cerimônia de premiação, prevista para o dia 18 de março de 2009 em São Paulo, com as despesas de deslocamento e hospedagem pagas pela Instituição.

Passaporte
Na primeira edição, em 2006, 540 unidades produtivas de todo o País se candidataram ao prêmio. Para os cem vencedores, a premiação foi um verdadeiro passaporte para o mercado. As unidades ganharam reconhecimento nacional, lojas virtuais, um catálogo exclusivo, além de novos clientes, como o próprio Sebrae. Muitas, inclusive, ainda fazem negócios decorrentes da premiação.

O Prêmio, bianual, tem o objetivo de se tornar um modelo de referência das melhores práticas de produção e comercialização no artesanato. Trata-se de um mecanismo inédito de segmentação mercadológica sendo, ao mesmo tempo, uma ferramenta de diagnóstico e de prescrição dos requisitos positivos que devem possuir uma empresa de artesanato. Desta forma, os participantes são devidamente orientados na busca de melhorias contínuas e, conseqüentemente, de sua condição competitiva e participação no mercado.


Tatiana Alarcon
Agência Sebrae de Notícias


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