terça-feira, 16 de setembro de 2008

Publicação e portal fortalecem a construção de redes intersetoriais

Organizações da sociedade civil (OSCs) e segmentos do setor público e empresas privadas em um mesmo ambiente virtual. Interagindo, trocando informações sobre mobilização de recursos, descobrindo novas possibilidades para o fortalecimento das ações sociais e das ONGs.

Ao mesmo tempo, uma publicação que faz uma análise de programas de qualificação de organizações não-governamentais da região Nordeste, no desenvolvimento de suas estratégias de sustentabilidade e construção da sua base social de apoio local.

Esses são os projetos que serão lançados nesta terça-feira (16), às 15h, em Recife, Pernambuco, pela Aliança Interage, entidade que reúne organizações de cooperação internacional, fundações e institutos privados com a missão de criar condições para o fortalecimento institucional do tecido social do nordeste brasileiro.

Homônimos, o portal e a publicação fazem parte de um trabalho em que se destaca a questão da sustentabilidade das organizações da sociedade civil, na definição de planos de longo prazo, principalmente para as tradicionais do campo da defesa e promoção de direitos.

Via Web
Os participantes do Portal terão acesso a informações sobre cursos, oficinas, editais para acesso a recursos, publicações, sistematizações e outras fontes. Poderão criar, ler e comentar notícias, formar parte de comunidades; conhecer projetos sociais desenvolvidos por ONGs e principalmente discutir sobre Mobilização de Recursos com entidades parceiras, profissionais especialistas dessa temática e representantes de outras entidades.

Segundo o secretário executivo da Aliança Interage, Rubén Pecchio, o Portal Mobilizar se propõe a abrir canais para potenciais construções solidárias, parcerias e outros apoios que hoje descortinam tanto no cenário de organizações do poder público, como também no segmento empresarial ou mesmo de cidadãos que se mobilizam para intervir em ações sociais junto com ONGs.

“Será uma oportunidade que as organizações terão para discutir o tema Mobilização de Recursos, divulgar seus projetos, compartilhar e conquistar novos aliados estratégicos para suas causas de inclusão social,” complementa Rubén. A meta da ferramenta é consolidar-se como referência disseminadora sobre esse tema, através da base de conhecimentos que apresenta e que permite ir estruturando pelo uso dos seus usuários.

O debate sobre Mobilização de Recursos acontece na comunidade Reflexão Política (administrada pela Interage) a qual conta com o apoio do sociólogo, Mestre em Ciência Política (UFRGS) e consultor em Desenvolvimento Institucional, Domingos Armani que desenvolveu um planejamento temático focado nos principais desafios das OSCs.

Outras comunidades administradas pela Aliança são: Biblioteca Mobilizar, a qual reúne publicações, relatórios e sistematizações de práticas disponíveis para download pelos participantes do Portal; Banco de Oportunidades, comunidade que traz informações sobre editais de acesso a recursos, sejam estes recursos privados ou fundos públicos, vagas de trabalho no setor social; Organizações e Projetos apresenta um perfil de ONGs e seus respectivos projetos de desenvolvimento social. Nesta seção, pessoas e interessados poderão fazer contato com estas organizações para oferecer apoios ou colaborar solidariamente.

A disponibilização do portal foi possível graças ao apoio da Fundação AVINA e do Centro de Estudos de Sistemas Avançados do Recife, CESAR, que projetou a plataforma base do portal A.M.I.G.O.S. – Ambiente Multimídia para a Integração de Grupos e Organizações Sociais, ferramenta inteligente que se estrutura pelo uso de seus participantes.

Publicação
O livro “Mobilizar - A Experiência do Programa de Formação em Mobilização de Recursos” traz uma análise das duas edições do Programa Mobilizar, desenvolvido pela Aliança Interage, destinado a qualificar ONGs desenvolvimento de suas estratégias de sustentabilidade.

Cada edição do Programa Mobilizar teve duração de aproximadamente 14 meses. Vinte e seis organizações passaram por um processo de aprendizagem em oficinas temáticas sobre: Planejamento Estratégico e Mobilização de Recursos, Fontes de Financiamento e Parcerias; Estrutura Organizacional e Controles Internos versus Mobilização de Recursos, Comunicação e Fundos Públicos, Indicadores de Sustentabilidade e Governança.

O livro foi organizado pelo diretor executivo do Instituto Fonte, Rogério Silva. De acordo com ele, o leitor irá encontrar um relato honesto de uma experiência, através da leitura política de conceitos para a sustentabilidade das ONGs. “A publicação oferece elementos para pensar processos de sistematização, como dicas metodológicas, e um relato de lições aprendidas com o Programa. Essa será uma ferramenta útil para outros gestores, educadores e empreendedores sociais que estão ajudando o Brasil a ser um país mais justo, solidário e sustentável”, complementa Rogério.

Serviço: Para ter acesso ao conteúdo do Portal Mobilizar, os interessados devem cadastrar-se através do endereço eletrônico: http://portalmobilizar.cesar.org.br e clicar no link “Cadastre-se Agora”, para preencher o formulário. O acesso é gratuito. O participante do portal irá ter sua home page própria, com descrições do seu perfil, na qual ele poderá ter acesso às notícias e comunidades postadas por ele e por outros participantes.

Lançamento
Local: Livraria Cultura.
Data: 16 de setembro de 2008.
Hora: 15h.
End. R. Madre de Deus, S/N, Bairro do Recife (ao lado do Paço Alfândega), Recife, PE.


redeGIFE Online, 15/09/08


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br