Prêmio pró-Bolsa Família tem 400 inscritos
Um prêmio do governo federal para destacar estratégias de prefeituras e governos estaduais que ajudem a aprimorar o Bolsa Família já tem 400 concorrentes. As inscrições vão até 19 de setembro e o resultado deve ser divulgado em novembro. Serão selecionados 27 projetos divididos em oito categorias.
O concurso, chamado Prêmio Práticas Inovadoras na Gestão do Programa Bolsa Família, vai destacar 20 iniciativas implantadas por prefeituras e sete por governos estaduais. Eles receberão um certificado de reconhecimento e a publicação de um relato sobre o projeto em um livro do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, responsável pelo concurso.
Além disso, os dirigentes das dez práticas que obtiverem maior pontuação — sendo seis de prefeituras e quatro de governos estaduais — farão uma visita técnica para México, Colômbia ou Chile para conhecer experiências internacionais de programas de transferência de renda.
Em julho, o Ministério atualizou o edital, prorrogou o prazo de inscrição de maio para 15 de maio para 19 de setembro e transferiu a data de divulgação dos resultados de junho para novembro. As inscrições devem ser feitas por técnicos dos projetos no site do prêmio, que tem o apoio do PNUD. As ações devem ser executadas há pelo menos três anos.
O novo edital também incluiu uma nova categoria nas sete já estabelecidas no concurso: gestão integrada do Bolsa Família, a fim de contemplar as iniciativas que se encaixavam em mais de uma categoria. Elas são: cadastro das famílias, gestão de benefício, gestão de condicionalidades, fiscalização, controle social, acompanhamento das famílias beneficiárias e articulação de atividades de qualificação profissional, geração de trabalho e renda.
Com a ampliação dos prazos, 400 iniciativas já foram inscritas no concurso. Entre elas está um projeto de São João do Sul, em Santa Catarina, que ensina tapeçaria para as mulheres beneficiárias; uma ação que auxilia futuras mães a prepararem o enxoval em Formoso do Araguaia, em Tocantins; e uma ação para localizar famílias que não compareciam às atualizações cadastrais em Lagoa do Itaenga, em Pernambuco.
Esta é a segunda edição do prêmio, que acontece a cada dois anos. A primeira edição contemplou 12 iniciativas de prefeituras e quatro de governos estaduais.
Inscrições
Leia o edital do prêmio em http://www.mds.gov.br/bolsafamilia/observatorio/2o-premio-praticas-inovadoras/edital
As inscrições devem ser feitas no site do prêmio. Só podem participar projetos executados há pelo menos três anos.
Osmar Soares de Campos, do Pnud
Envolverde,
03/09/08
© Copyleft - É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.
Nenhum comentário:
Postar um comentário