segunda-feira, 15 de setembro de 2008

FIEP sugere mais recursos para estudo da sustentabilidade nas Universidades

Ampliar os recursos para os estudos de sustentabilidade nas universidades brasileiras é o principal objetivo do documento entregue nesta quarta-feira (10), pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) ao presidente da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Jorge Guimarães. O documento contém argumentos que comprovam a importância da educação para a sustentabilidade e as oportunidades, em termos de impacto e escala, de investimentos na educação em gestão com foco na sustentabilidade.

“A educação para a sustentabilidade torna-se elemento importante para a agenda das instituições de ensino superior, pois seu objetivo é formar cidadãos e cidadãs conscientes da questão socioambiental, e prepará-los para participar na tomada de decisões adequadas nas empresas e organizações públicas”, afirma o presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures.

O documento foi formulado pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas e por representantes de instituições de ensino superior (IES) de São Paulo e Paraná em conjunto com o Sistema Fiep. São apresentados 14 temas para a pesquisa em gestão de sustentabilidade: a) empreendedorismo e tecnologias sociais; b) eco-eficiência e produção mais limpa; c) gestão do relacionamento da empresa com seus diferentes públicos; d) políticas públicas e sustentabilidade; e) base da pirâmide; f) tecnologias limpas; g) governança corporativa; h) transformação organizacional; i) finanças sustentáveis; j) sustentabilidade como design; k) mudanças climáticas; e l) negócios, ética e sustentabilidade.

O documento começou a ser elaborado em agosto no Call for Action em São Paulo, encontro que deu continuidade ao Global Forum América Latina, movimento que discute o papel da educação e dos negócios com foco na sustentabilidade.


Envolverde, 12/09/08
© Copyleft - É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br