quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Claro anuncia festival de curtas

Poderão concorrer filmes [sobre o tema "Diversidade e Inclusão"] produzidos a partir de telefones celulares e câmeras digitais

Com o objetivo de premiar boas idéias e estimular a produção audiovisual em plataformas diferentes, a operadora Claro anunciou nesta terça-feira, 3, o lançamento do festival Claro Curtas. Até o próximo dia 30 de setembro, o projeto irá receber curtas do Brasil inteiro com duração de 30 a 90 segundos e pensados em cima do tema "Diversidade e Inclusão". Todos deverão ser feitos a partir de telefones celulares ou câmeras digitais.

Entre os possíveis assuntos a serem abordados estão: igualdade, equidade de oportunidades, garantia de direitos civis, respeito das identidades culturais entre outros. "Nos sites Claro Curtas e Claro Idéias, além de executarem as inscrições, os participantes encontrarão notícias sobre o setor audiovisual e tema sugerido, dicas de como elaborar o curta e entrevistas com profissionais do mercado falando sobre os recursos dos telefones celulares para essa funcionalidade", conta Cristina Duclos, diretora de comunicação institucional da Claro.

A primeira fase do festival consistira em uma análise técnica dos vídeos apresentados feita por Mario Ramiro e Marcus Bastos - profissionais do audiovisual - pela qual serão definidos os critérios de classificação. Da segunda etapa sairão os 100 trabalhos pré-selecionados e, da terceira, os 20 melhores, quando também será aberta a votação popular. Os vinte finalistas irão trabalhar em cima do conteúdo produzido e participarão de workshops com grandes nomes do cinema. Eles passarão ainda pelo julgamento dos cineastas Breno Silveira, José Padilha e Stephen Hopkins, além de Sérgio Sá Leitão - diretor da Ancine - e Tadeu Jungle - artista multimeios. "O Brasil tem grande tradição em cinema engajado, mas o formato e a duração propostos configuram um grande desafio. Na internet, os vídeos engraçados são os mais populares. Vamos ver como será a audiência dos conteúdos com importância social", comenta o diretor José Padilha.

Co-patrocinado pela LGG e MSN Vídeo, o festival distribuirá R$ 100 mil em barras de ouro, sendo R$ 50 mil para o primeiro colocado, R$ 30 mil para o segundo, R$ 15 mil para o terceiro e R$ 5 mil para o escolhido pelo público. A premiação acontece no dia 27 de novembro com a participação dos diretores, artistas, finalistas do Claro Curtas e convidados que poderão se inscrever pelo site do festival.


Mariana Ditolvo
Meio & Mensagem Online, 02/09/08


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