segunda-feira, 7 de abril de 2008

Habib's fatura mais com dinheiro extra da classe C

Alberto Saraiva, do Habib's, bateu recorde vendas em 2007 e no início deste ano nem precisou baixar o preço da esfiha
Foto Marisa Cauduro/Valor


Com mais dinheiro no bolso para gastar fora de casa, as classes C e D passaram a comer nos restaurantes de fast-food mais freqüentemente. Habib's nunca vendeu tanta esfiha, o prato mais famoso da popular casa de comida árabe, como em 2007. E a demanda continua tão aquecida que Alberto Saraiva, fundador da rede, não precisou reduzir o preço neste ano, estratégia usada em fevereiro do ano passado para evitar o esfriamento sazonal das vendas.

Habib's vendeu o recorde de 600 milhões de unidades em 2007 - ou três esfihas para cada brasileiro. A saída foi 30% maior do que a de 2006. Pelos 300 restaurantes do Habib's passaram nada menos do que 150 milhões de clientes no ano passado.

Este ano começou ainda mais aquecido. "No primeiro trimestre, nossas vendas já cresceram 20% em relação aos três primeiros meses de 2007. O normal seria crescermos entre 10% e 12%", diz Saraiva. Com tanta demanda, Saraiva até se deu ao luxo de não reduzir os preços da esfihas neste começo do ano, período em que, sazonalmente, a demanda costuma ser mais fraca. O produto custa atualmente R$ 0,65 nos restaurantes do grupo.

Em fevereiro de 2007, para evitar a tradicional queda do consumo, o Habib's promoveu uma das campanhas mais audaciosas no setor de fast-food e baixou o preço da esfiha de R$ 0,59 para R$ 0,39. "As vendas aumentaram 40%, tanto assim que mantivemos este preço por mais seis meses", diz Saraiva, que, por enquanto, não precisou recorrer novamente a esta arma poderosa de marketing. Mas, se for preciso, o Habib's irá usá-la.

Outra popular cadeia nacional de fast-food, Giraffas, sediada em Brasília, também está vendendo como água no deserto. "No primeiro trimestre, nossas vendas aumentaram 25%, mantendo o mesmo ritmo de expansão registrado em 2007", afirma Alexandre Guerra, gerente financeiro da rede, que já possui 250 restaurantes espalhados pelo país.

Em lojas comparáveis, ou nas unidades em funcionamento há pelo menos 12 meses, as vendas do Giraffas cresceram 12% em 2007, um índice invejável para o varejo. Neste mesmo conceito, as vendas do Grupo Pão de Açúcar, a segunda maior cadeia de supermercados do país, aumentaram apenas 2,8% no passado.

Isto mostra uma mudança nos hábitos de consumo no país. Com renda extra, mais famílias preferem ir diretamente ao restaurante do que gastar mais no supermercado, tendência que está obrigando os varejistas de alimentos a buscar negócios alternativos. Um deles são as seções de rotisseria, de comida pronta, segmento em que o Pão de Açúcar, por exemplo, vem reforçando sua atuação.

Até mesmo os restaurantes de fast-food estão se adaptando. O Giraffas, que só vendia sanduíches, "tropicalizou" o cardápio e incluiu há alguns anos pratos prontos, que se transformaram no carro-chefe de vendas da rede durante o dia. A cadeia de fast-food percebeu que os brasileiros gostam mesmo de comer com garfo e faca, principalmente no almoço.

O Giraffas fechou 2007 com faturamento de R$ 279 milhões, 24,7% superior ao obtido em 2006. Neste ano, Guerra prevê chegar a R$ 340 milhões e elevar de 250 para 350 o número de lojas.

O Habib's também mudou. Saraiva criou uma nova bandeira, a Ragazzo, que vende pratos italianos, e também ampliou a oferta de produtos no cardápio do Habib's. O empresário prevê abrir pelo menos 50 novos restaurantes em 2008 com a bandeira árabe, chegando a 350 lojas. Diferentemente de outras redes de fast-food, 45% das lojas pertencem ao grupo, que só costuma franquear lojas em locais mais distantes. A grande maioria, ou 80%, dos restaurantes do Habib's estão em ruas, e não em shopping centers, e 23% do faturamento do grupo já é gerado pelo sistema de entrega a domicílio.

Claudia Facchini, de São Paulo
Publicado pelo Valor Online em 07/04/08


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