quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Mundo caminha do broadcast para TV personalizada, afirma Ericsson

Taís Fuoco
Publicado por Computerworld em 11/02/08

Experiência de assistir televisão vai ser cada dia mais individual, acredita companhia sueca, que celebrou parceria com a Fifa para plataforma dos jogos a partir de 2009

O mundo caminha do atual sistema de broadcast - onde uma emissora de TV transmite programação para milhares de telespectadores - para a TV personalizada, individual. A afirmação é do presidente e CEO mundial da Ericsson, Carl-Henric Svanberg, em coletiva de imprensa no Mobile World Congress. Segundo ele, assistir televisão será "uma experiência cada vez mais individual e customizada". O executivo lembrou que, em 2007, já surgiram os primeiros exemplos de vídeo sob demanda, ainda no microcomputador, em que o consumidor seleciona e adquire vídeos e programas para assistir quando quiser.

A partir deste ano, previu Svanberg, os recursos de interatividade ganharão impulso na relação consumidor-emissora e, até 2012, ele acredita que já se torne popular a mobile TV, em que o assinante pode assistifr a programação de TV em qualquer dispositivo - celular, notebook, e assim por diante, sem restrição. " O consumidor vai estar no controle", disse.

Isso vai ser possível, segundo ele, com a banda larga no telefone móvel. O executivo lembrou que já existem 174 redes de terceira geração de celular disponíveis hoje em 76 países. Há hoje cerca de 180 milhões de assinantes de serviços de terceira geração, em que a banda larga está disponível, "total que cresce 6,5 milhoes por mês", acrescentou.

Além da conveniência ao cliente, ele lembra que a mudança também será benéfica para as operadoras. "O tráfego de dados vai crescer muito com oferta de TV e de internet no celular", apontou, o que significa aumento da receita para as empresas de telefonia móvel.

Para se fortalecer na oferta de plataformas que permitam assistir TV no telefone móvel, a Ericsson vem fazendo uma série de aquisições que completem sua solução, como as compras da Redback Networks, Tandberg Television e Entrisphere, além da Marconi, uma aquisição mais antiga. A idéia da empresa, segundo Svanberg, é acrescentar mais e mais camadas de serviços na mesma plataforma.

A Ericsson anunciou nesta segunda-feira (11/02) parceria com a Fifa, organizaçao mundial de futebol, para que a sua plataforma seja usada por emissoras de TV e operadoras de celular de todo o mundo na distribuição dos vídeos de jogos para seus assinantes a partir de 2009.

Segundo declaração de Jérôme Valcke, secretário-geral da Fifa, no material distribuído à imprensa, a idéia da organizaçao é tornar as cenas dos jogos e disputas disponíveis para o maior número possível de pessoas, em qualquer plataforma.


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br