terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Metodologia Mundial de Certificação Para o Terceiro Setor

Publicado pelo Mapa do 3º Setor

Cada vez mais, a comunidade doadora reconhece a importância das Organizações Não Governamentais no processo de cooperação para o desenvolvimento. Sua presença fundamental garante assimilação e crescente função no desenho e implementação de projetos sociais. O aumento dos números das organizações do Terceiro setor em países em transição e desenvolvimento reflete esta nova situação.

Graças às doações publicas e privadas, estas organizações, beneficiam-se de importantes recursos financeiros, de maneira a realizar suas operações sem fins lucrativos. Porém, a falta de clareza de Metodologias regulamentadoras para o Terceiro Setor elevou a preocupação na utilização de recursos e outras vantagens fiscais o que gerou uma crescente necessidade em assegurar a transparência, boa governança, eficiência e efetividade no uso dos fundos conferidos a estas organizações.

Por isso, o propósito da Metodologia mundial de certificação NGO Benchmarking é prover às agências doadoras, organizações do Terceiro Setor, assim como mantenedores privados e sociedade uma avaliação independente de desempenho das organizações com base em uma séria de perspectivas integradas em:

P1 Dimensões de Melhores Práticas
Conselho de Diretores, Estrutura Estratégica, Gerência de Integridade, Comunicações, Advocacia e Imagem Pública, Recursos Humanos, Angariação de Fundos, Alocação de Fundos, Alocação de Recursos e Controle Financial, Resultados das Operações, Melhoria Continua

P2 Expectativas do Contribuinte
Transparência, Eficiência, Efetividade.

P3 Componentes de Gerência
Sistema, Atividades (Programas/Projetos), Recursos Humanos, Finanças.

P4 Melhoria Continua
Planejar, Fazer, Checar, Agir.

A certificação NGO Benchmarking avalia o desempenho de uma organização do Terceiro Setor mediante as perspectivas acima, integrando 108 indicadores objetivamente verificáveis extraídos de uma seleção de Códigos de Boas Práticas e Padrões Internacionais voltados para o Terceiro Setor.

1 – Processo de Certificação NGO Benchmarking:
Tempo Processo: 5 a 6 dias de trabalho no processo de auditoria NGOBenchmarking, incluindo entrevistas, exame de evidências documentárias, visitas as instalações da organização. Estes resultados provêem:
• Relatório de Auditoria;
• Detalhada identificação dos pontos fortes/fracos e áreas de melhoramento potencial;
• Pontos por Dimensão, Expectativas, Componentes e Passo de Aperfeiçoamento Continuo;
• Recomendações resumindo o critério de Boas Práticas que deverão ser destinados a melhorar o nível de conformidade aperfeiçoar o desempenho atual.

2 – Certificação
O certificado da SGS será emitido à organização auditada, se estar obter um número total de pontos igual ou superior a 70% (vide exemplo abaixo).



Comece hoje


Faça o download do questionário de cotação e envie-o hoje mesmo.


Será um prazer atendê-lo!


Questionário de Cotação





Arquivos complementares


Sumário das Dimensões


Folder NGO


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br