terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Prazo das inscrições para o Prêmio Culturas Indígenas foi prorrogado até 29 de fevereiro

Publicado no site do Ministério da Cultura em 08/01/08

A premiação ressalta a figura de Xicão Xukuru (foto), de Pernambuco, líder de seu povo na luta pela posse das terras de origem da etnia

As inscrições para a segunda edição do Prêmio Culturas Indígenas 2007 - Edição Xicão XuKuru, da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SID/MinC), foram prorrogadas até o dia 29 de fevereiro. O edital lançado em outubro de 2007 tinha prazo até 7 de janeiro deste ano para a adesão dos interessados. A data foi estendida a pedido das lideranças da Associação Guarani Tenonde Porã, parceira do MinC na edição do concurso. A prorrogação com o novo prazo limite foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira, dia 8 de janeiro (Seção 3, página 10).

Em correspondência enviada à SID/MinC, o presidente da associação, Dinarte Benites Guarani, solicitou mais tempo para contatar as comunidades indígenas do país, em particular as das regiões Norte e Centro-Oeste, que atravessam o período anual das chuvas, dificultando o acesso dos candidatos às agências do Correio, uma vez que muitas aldeias ficam em áreas afastadas dos centros urbanos. Ele alegou também a greve dos Correios, ocorrida no final do ano passado, como um dos motivos para pedir o adiamento no prazo.

Até o dia 7 de janeiro, a Secretaria do MinC já havia recebido cerca de 150 inscrições, dependendo ainda da confirmação das que são postadas no último dia. O Prêmio Culturas Indígenas, criado em 2006, tem o objetivo de fortalecer as ações de identidade cultural dos povos nativos do Brasil. Na primeira edição premiou 82 iniciativas, com R$ 15 mil cada uma. O prêmio foi dedicado à memória de Ângelo Cretã, liderança indígena Kaingang, da reserva de Mangueirinha (PR).

A edição de 2007 ressalta a figura de Xicão Xukuru, de Pernambuco, líder de seu povo na luta pela posse das terras da etnia. Ele participou de forma decisiva da mobilização indígena no período em que se deu a Constituinte (1987/1988). Foi morto a tiros em maio de 1998. Desta vez estão sendo oferecidos prêmios de R$ 24 mil para 100 projetos de comunidades indígenas que realizem ações de fortalecimento cultural.


Veja mais sobre o Prêmio Culturas Indígenas 2007.


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br