Grifes apostam em tecidos orgânicos
A iniciativa das grifes cariocas vai ao encontro do que parece ser a tendência do momento. A americana Levi's lançou recentemente a linha Revolution, feita com Organic Jeans, tecido 100% natural, cultivado sem utilização de produtos químicos. A brasileira de moda esportiva Body for Sure apresentou em sua coleção de inverno camisetas e regatas feitas com a malha Organic, da malharia catarinense Menegotti, que mistura algodão tradicional com orgânico.
O selo NOW, dados às roupas da Cantão e da Redley, faz parte de um projeto iniciado há dois anos pela Coexis, empresa que trabalha com pesquisa e desenvolvimento de produtos socialmente responsáveis. A companhia adota a agricultura orgânica familiar como base de sustentação da produção de matérias-primas de origem vegetal, cultivadas e colhidas à mão por dezenas de pequenos proprietários rurais, sem a aplicação de produtos químicos ou agrotóxicos na lavoura. Todo o ciclo produtivo, do plantio à distribuição, é inspecionado e certificado pela Associação de Certificação Instituto Biodinâmico (IBD).
O encontro entre a Coexis e as grifes cariocas se deu pela YD, empresa de confecção do mesmo grupo da Coexis e que fornecia roupas para a Cantão e a Redley. As duas marcas são varejistas, e não fabricantes. "Apaixonamos-nos pelo projeto", diz Thomas Simon, diretor das grifes, que têm um único dono. Dentro das duas marcas, a consciência ecológica já era uma premissa. "Desde 1985, promovemos caminhadas com os nossos funcionários para limpar as praias, por exemplo", conta.
Nesse primeiro momento, a produção de peças ainda é pequena e cara. O algodão orgânico chega a custar cerca de 30% mais do que a fibra tradicional. Outro fator que encarece a produção dos tecidos que levam o selo NOW é o processo de tingimento, feito com ativos biodegradáveis e não poluentes. "Se mais empresas se interessarem pelo produto, a escala aumenta e a produção barateia", diz Simon. Mesmo assim, o investimento vale a pena. "O cliente gosta de saber que está fazendo algo pelo meio ambiente." Para a próxima coleção de inverno, Simon quer lançar tênis da grife Redley de lona orgânica. A Redley tem 24 lojas (entre franquias e próprias) e é distribuída para 400 multimarcas no Brasil. A Cantão tem 35 lojas e é vendida também em 650 pontos-de-venda multimarcas.
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