sábado, 13 de novembro de 2010

Ecomudança - até R$ 440 mil para projetos redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE)


O Itaú destina 30% (trinta por cento) da taxa de administração dos Fundos Ecomudança para projetos de redução de emissões de gases de efeito estufa

Em uma atitude pioneira, iniciada em 2007, o Itaú oferece aos seus clientes a possibilidade de aplicar seus recursos financeiros e de obter um retorno adicional: o fortalecimento de projetos que transformam a sociedade. Os Fundos Itaú Ecomudança revertem 30% (trinta por cento) da sua taxa de administração para projetos de organizações sem fins lucrativos com foco na redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE).

O processo seletivo de projetos que receberão o repasse de recursos dos Fundos Itaú Ecomudança está aberto até 30/12. Todas as informações relativas ao processo seletivo podem ser conhecidas por meio do edital.


Quem pode participar
Podem participar do processo seletivo conforme dispõe o edital, os projetos relacionados aos temas de eficiência energética, energias renováveis, manejo de resíduos e florestas, inscritos no período de 04 de outubro a 30 de novembro de 2010.

As organizações sem fins lucrativos que desenvolvam ações voltadas para a redução de a emissões de gases de efeito estufa (GEE) e que se enquadrem, cumulativamente, nos requisitos abaixo indicados, poderão ter seus projetos selecionados.
. Não tenham fins lucrativos;
. Tenham sido constituídas no Brasil, de acordo com a legislação brasileira, e possuam sede em território nacional;
. Estejam adimplentes com suas obrigações legais, inclusive fiscais;
. Sejam responsáveis diretas por um projeto ambiental no território nacional que abranja alguma atividade relacionada aos temas de 2010;
. Formalizem corretamente sua inscrição, dentro do prazo estabelecido pelo edital.

Não poderão se inscrever na seleção:
. Organizações* governamentais;
. Organizações* que tenham como mantenedor apenas uma empresa, grupo ou fundação empresarial, entendendo-se por mantenedor o ente responsável por prover mais de 50% (cinqüenta por cento) da receita anual da organização;
. Organizações* mantidas exclusivamente por recursos públicos;
. Organizações* empresariais *, assim entendidas as instituições sem fins de lucro que congreguem como mantenedores, instituidores e/ou membros, diversas empresas, do mesmo ramo de atividade ou de diferentes ramos, reunidas em prol de objetivos comuns;
. Pessoas físicas que respondam isoladamente por ações do programa; e
. Organizações* que tenham como diretor ou funcionário pessoa que faça parte do corpo técnico da Comissão de Análise Técnica, do Comitê de Visita Técnica ou do Conselho Consultivo do Programa Ecomudança.
* O termo "organizações" abrange fundações, associações e sociedades.

Temas de 2010
Organizações sem fins lucrativos que desenvolvam açõs voltadas para a redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) poderão ter seus projetos selecionados. São 4 (Quatro) os temas de projetos que podem ser inscritos online:
. Eficiência Energética: racionalização do uso de energia elétrica ou aumento da eficiência energética de equipamentos de uso final de energia;
. Energias Renováveis: substituição de combustíveis não-renováveis ou uso de energias renováveis: biomassa, solar, eólica, hídrica etc.;
. Manejo de Resíduos: redução na geração de resíduos sólidos, instalação de biodigestores, compostagem e outras iniciativas.
. Florestas: recuperação de floresta nativa (recuperação de áreas degradadas com implantação de mudas nativas para recomposição florestal em reservas legais. Áreas de Preservação Permanente - APPS - ou projetos de reflorestamento) ou desmatamento evitado (projetos de redução de emissões de CO2 do desmatamento e da degradação florestal).

Processo de seleção
Os projetos inscritos nos temas relacionados no Edital 2010 (Eficiência Energética, Energias Renováveis, Manejo de Resíduos e Florestas) serão selecionados entre janeiro e fevereiro de 2011 e passarão por 4 etapas de avaliação:
1. Triagem das inscrições - verificação do atendimento das exigências do Edital.
2. Seleção dos projetos finalistas - As organizações que estiverem habilitadas deverão enviar informações adicionais (solicitadas e avaliadas pela Comissão de Análise Técnica do Programa Ecomudança em seu devido tempo), que poderão abranger, dentre outros, os seguintes aspectos:
. capacidade de gestão para sustentabilidade política, financeira e técnica;
. relevância do programa frente ao contexto local;
. caráter inovador do programa;
. resultados pretendidos; e
. potencial de transformação local.

Visitas técnicas às organizações finalistas - As organizações finalistas serão visitadas pelo Comitê de Visita Técnica para produção de relatõrio com justificativas que ratifiquem a indicação dos projetos finalistas bem como com dados adicionais que servirão como subsídios para a avaliação do Conselho Consultivo do Programa Ecomudança.

Seleção final dos projetos - Os projetos indicados pelas organizações finalistas serão avaliados pelo Conselho Consultivo do Programa Ecomudança, formado por especialistas da área de sustentabilidade, por empresas do mercado e por representantes de instituições relacionadas ao tema objeto dos projetos.
Os projetos que contarão com o apoio financeiro do Programa Ecomudança e as organizações que os representam serão divulgados em abril de 2011.

Caberá ao Comitê de Visita visitar e acompanhar a implementação dos projetos selecionados.

Valores de apoio
O Programa Ecomudança 2010 fará investimento de até R$ 440.000,00 (quatrocentros e quarenta mil reais) nos projetos selecionados por meio do processo seletivo previsto no edital, correspondente a 15% (quinze por cento) da taxa de administração dos Fundos Ecomudança, apurada entre 01 de setembro de 2009 e 31 de agosto de 2010.

O valor restante dos 30% (trinta por cento) da taxa de administração, mencionados na seção "O que é Ecomudança", será destinado a uma parceria institucional, atualmente em estágio de formatação, que irá apoiar um projeto de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE), aprovada pelo Conselho Consultivo do Programa Ecomudança*.

O que é o Ecomudança
Desde 2007, o Itaú oferece aos seus clientes a possibilidade de aplicar seus recursos financeiros e de obter um retorno adicional: o fortalecimento de projetos que transformam a sociedade. Os Fundos Itaú Ecomudança revertem 30% (trinta por cento) da sua taxa de administração para projetos de organizações sem fins lucrativos com foco na redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE).

Hoje, estão disponíveis duas opções de investimentos:
. Fundo Itaú DI Ecomudança, indicado para a maioria dos cenários econômicos, pois acompanha a oscilação da taxa de juros.
. Fundo Itaú RF Ecomudança, indicado quando há perspectiva de um cenário de queda da taxa de juros.
O investidor interessado também pode acessar o simulador de emissões de carbono criado especialmente pelo Itaú.

Basta acessar www.itau.com.br, selecionar “Investimentos”, em seguida “Fundos” e responder a um breve questionário na página do Fundo Itaú DI Ecomudança ou doFundo Itaú RF Ecomudança, clicando sobre “Simule suas emissões de CO2”.


Fonte: Site do Ecomudança


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br