sexta-feira, 18 de junho de 2010

Wikipédia resiste à publicidade

Em São Paulo, o fundador da enciclopédia livre diz que o advertising não está nos planos de curto prazo do projeto

Um dos mais importantes projetos de conteúdo colaborativo da internet mundial, a Wikipédia, pretende perpetuar o atual modelo de negócios, que é sobreviver às custas de doações, e evitar que o serviço se submeta ao financiamento por meio de publicidade.

Ao menos são essas as pretensões do fundador, Jimmy Wales, que esteve em São Paulo durante o evento Info Trends, e falou sobre as relações entre a mídia convencional e as redes sociais, as ferramentas de controle de postagens polêmicas na Wikipédia e o futuro da rede mundial.

A sobrevivência da Wikipédia depende tanto dos editores voluntários - são 100 mil no mundo - quanto das doações - anualmente, são feitas campanhas para arrecadar fundos e manter o funcionamento da Wikipédia e dos wikis (sites de conteúdo temático). A Wikimedia Foundation, entidade que administra a Wikipédia e serviços derivados, tem apenas 35 funcionários.

Wales defende um modelo híbrido entre a mídia convencional e as redes sociais, principalmente de blogs (como o Huffington Post e Politico, dos EUA) para a cada vez onipresente conexão entre o mundo de papel (dos jornais, notadamente) e o mundo online. "Um exército de blogueiros não substitui um exército de repórteres. Antes de comentar, alguém tem que apurar todas as versões do fato. No entanto, os participantes de uma rede de colaboradores são muito engajados. Temos de combinar essas qualidades", afirmou Wales durante apresentação no Info Trends.

O executivo acredita que o novo bilhão a ingressar na internet - que tem, atualmente, 1,8 bilhão de usuários mundiais - o fará pelo celular, especialmente smartphones. Geograficamente, esse contingente deve vir da África e da China, prevê Wales. E esses novos elementos - de geografia e de mobilidade - devem desenhar um novo perfil do usuário da internet e, consequentemente, da Wikipédia. "Teremos um público ainda mais diversificado. Se os falantes de inglês representam um terço da Wikipédia atualmente, em vinte anos serão apenas 10% do total", calcula.

O fundador da Wikipédia defende que a enciclopédia virtual deve ser um ponto de partida, e não de chegada. "Se você quiser pesquisar mais profundamente, precisa ir atrás de outras referências", argumenta, em relação às críticas sobre a correção dos artigos publicados no site.

O projeto tem desenvolvido ferramentas para evitar que entradas de artigos de conotação preconceituosa - ódio, racismo, ideologias políticas ou de qualquer outra natureza -, descaracterizem o serviço. Softwares como as "watchlists", aplicativos-robôs que acompanham mudanças em artigos do portal, e "pending changes", que bloqueiam artigos alvos de edições maliciosas, são alguns dos dispositivos que tentam brecar esse tipo de ingerência na Wikipédia.

A Wikipédia, fundada em 2001, funciona em 187 idiomas, tem mais de 3 milhões de artigos em inglês e mais de 500 mil em alemão, francês, polonês, japonês, italiano, russo, espanhol e português.


Sérgio Damasceno
Meio Mensagem Online, 17/06/10


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br