quarta-feira, 26 de maio de 2010

Articulação D3 e Instituto Fonte publicam pesquisa sobre redução de investimentos estrangeiros em ONGs

Para aprofundar o debate sobre a diminuição do aporte de recursos ao Brasil e contribuir para delinear perspectivas para o investimento das organizações internacionais no cenário social brasileiro, a articulação D3 realizou uma pesquisa, em parceria com o Instituto Fonte para o Desenvolvimento Social. Em março de 2010, 41 organizações internacionais sem fins lucrativos, com diferentes formas de atuação no Brasil, responderam a um questionário sobre o tema. A pesquisa foi tema de debate durante a mesa “Bye Bye Brazil: as ONGs diante da saída dos recursos internacionais”, realizada durante o 6º Congresso GIFE de Investimento Social Privado, nos dias 8 e 9 de abril, no Rio de Janeiro.

A realidade dos investimentos e da atuação das organizações internacionais no campo social brasileiro tem apresentado uma aparente tendência, já há alguns anos, de retirada ou diminuição do aporte de recursos ao Brasil e de mudança de prioridades de temáticas e regiões, impactando de diferentes formas o cenário social brasileiro junto a suas organizações sociais.

Preocupados com a sustentabilidade das organizações sociais e com a construção de uma estratégia conjunta para o desenvolvimento institucional dessas organizações, em especial as que trabalham na perspectiva da defesa de direitos e do fortalecimento da democracia, as organizações que compõem a D3 acreditam que esta pesquisa, com caráter ainda preliminar e exploratório, possa contribuir a um debate mais amplo sobre o papel atual e futuro do investimento das organizações internacionais no cenário social brasileiro, assim como, referenciar agentes nacionais, públicos e privados, no posicionamento dos seus investimentos nesse contexto.

O presente estudo, com seu caráter exploratório e preliminar, apresenta dados quantitativos e descritivos relevantes que expressam algumas características da conjuntura atual dos investimentos das organizações internacionais, os dados relativos ao montante declarado de recursos aportados ao Brasil pelas organizações internacionais demonstram o contraste do aumento de valores entre os anos de 2007-2008, 2008-2009 com uma queda significativa dos recursos aportados/previstos ao Brasil em 2010.

Dentre os principais motivos apresentados para a diminuição ou retirada de investimentosdo Brasil, estão a crise econômica 2008-2009, a mudança de prioridade de regiões do globo (apresentando-se com maior freqüência de priorização o continente Africano) e a mudança de estratégia da organização. Apenas uma organização da amostra alegou ter retirado completamente os investimentos do Brasil, no entanto, cerca de 15% das organizações prevêem a retirada completa dos investimentos do Brasil até 2015, apresentando como motivos, além destes acima, também o alto desenvolvimento sócio-econômico brasileiro somado à crescente capacidade de captação de recursos internos. Em relação às mudanças de prioridades de temáticas e de regiões brasileiras, interessante notar que se apresenta uma correspondência entre as organizações que aumentaram o investimento no período estudado e aquelas que passaram a priorizar o meio ambiente ou o direito de crianças e adolescentes. Em sentido semelhante, observa-se uma priorização das regiões Norte e Nordeste do Brasil.

D3 – Diálogo, Direitos e Democracia é uma articulação de organizações não governamentais internacionais,institutos e fundações privadas nacionais, agências de cooperação internacional bilaterais e multilaterais com atuação nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. A D3 originou-se de um diálogo ocorrido entre esse conjunto de instituições durante o Seminário “Sustentabilidade e Mobilização de Recursos para as OSCs – Uma Visão Político-Estratégica para o Desenvolvimento do Nordeste”, ocorrido em outubro de 2009, no Recife/PE.

Leia a pesquisa na íntegra clicando aqui.


Fonte: Instituto Fonte para o Desenvolvimento Social


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br