sexta-feira, 23 de abril de 2010

São Paulo recebe 1ª edição da Pet Fashion Week

Evento internacional acontece em São Paulo neste final de semana; segmento pet cresce 10% ao ano

O mercado brasileiro de produtos para animais de estimação cresce em ritmo forte, com expansão de produtos e serviços - um negócio que registrou a cifra de R$ 9,6 bilhões em 2009, crescimento de 10%, a mesma porcentagem do mercado mundial. Com uma população de 78 milhões de bichos de estimação, o Brasil está entre os cinco maiores players globais, representando 6% do mercado mundial.


Para 2010, a estimativa de crescimento fica em torno de 4%, segundo projeção da Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos para Animais de Estimação (Anfalpet). De acordo com o gerente de comunicação e marketing da entidade, Alfredo Roldan, o percentual, abaixo do que vinha sendo registrado em anos anteriores, ainda é resquício da recente crise financeira internacional.

Em franco processo de mudanças, segundo Roldan, o mercado pet aponta como tendências os segmentos de acessórios - principalmente os que dão suporte a animais com algum tipo de deficiência física - e serviços, como treinamento de cães guias e atendimento psicológico. "É um segmento que se expande em diversas direções", afirma.

O problema mais visível, no entanto, é a questão de tecnologia. Bastante competente na fabricação de alimentos nutricionalmente balanceados, o País falha quando se trata de acessórios para os pets por ter uma indústria incipiente. "Isso ainda está sendo trabalhado. Mas eu vejo que o segmento vai trilhar o mesmo caminho da pet food. Há um trabalho muito grande a ser feito", declara Roldan.

De olho nesse nicho, a Aktuell Comunicação promove neste fim de semana (dias 24 e 25), em São Paulo, a Pet Fashion Week. "Esta é a oportunidade para o Brasil se juntar ao grupo de potências do mundo pet, justamente para ter acesso a produtos e serviços que os demais países já têm", analisa a gerente de conteúdo da Aktuell, Alessandra Marder.

O evento terá um trade show com grandes empresas do setor. Serão 40 expositores, entre nacionais e internacionais, que apresentarão novidades em marcas, produtos e acessórios. Alessandra lembra que em muitos aspectos a indústria nacional ainda é deficiente. "A ideia é aproximar as pessoas dessa rea­lidade para que, no futuro, os produtos sejam fabricados aqui, com custo menor, tornando-se mais acessíveis a todo mundo", explica.

Inédito no País e com um investimento de R$ 1,5 milhão, o evento contará com diversas atrações. Os dois desfiles, exclusivos para convidados, terão a participação de marcas renomadas no segmento pet, sendo que o segundo vai arrecadar fundos para o Instituto Cão Guia Brasil, que treina animais gratuitamente para atuarem como guias para deficientes visuais.

Já a competição de tosa organizada pela Les Poochs reunirá os oito melhores tosadores nacionais para uma disputa de tosa de poodles gigantes. Haverá ainda três exposições: Looks Caninos por Grifes Brasileiras, Global Pet Jackets by Manfred of Sweden e os trabalhos dos finalistas do Fashion Institute Technology Awards. A expectativa é de que mais de 8 mil pessoas passem pelo evento nos dois dias.


Marcos Bonfim
Meio & Mensagem Online, 22/04/10


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br