quinta-feira, 18 de março de 2010

Estudo traça panorama da Avaliação de Projetos Sociais de ONGs

O Instituto Fonte e a Fundação Itaú Social, em parceria com o Instituto Paulo Montenegro realizaram uma pesquisa inédita com o objetivo de mapear quanto e como as ONGs brasileiras realizam avaliação de seus projetos e programas sociais, além de conhecer as motivações, desafios e tendências da avaliação de projetos e programas sociais no Brasil. A pesquisa teve abrangência nacional, sendo representativa do universo das organizações da sociedade civil brasileira. Foram realizadas 363 entrevistas eletrônicas no período de julho a setembro de 2009. O estudo que constatou que 91% das ONGs realizaram avaliação de seus projetos nos últimos cinco anos, das quais 85% efetuaram avaliações internamente e 22% receberam o apoio de consultores externos.

Para a grande maioria das organizações, a avaliação é entendida como um processo que apoia a gestão, a tomada de decisão, ajuda a corrigir rumos, identificar erros e acertos, verifica a realização de objetivos, identifica os resultados no público do projeto e gera credibilidade ao projeto. Com menor freqüência, as ONGs responderam que se trata de um processo difícil. Os principais desafios apontados pelos que avaliam projetos são: a construção de indicadores, o envolvimento dos públicos do projeto na avaliação, o desenvolvimento de instrumentos, a coleta de informações, a análise dos resultados e a captação de recursos. O estudo ainda aponta para a necessidade premente de qualificar tecnicamente as avaliações, investir em pesquisas nessa área do conhecimento, formar profissionais capacitados para executá-las, além de trabalhar com modelos participativos.

Esta pesquisa está inserida no escopo do Projeto Avaliação, que nasceu em 2008, a partir das intenções do Instituto Fonte e da Fundação Itaú Social em realizar ações sistemáticas para o fortalecimento do campo da Avaliação de Programas Projetos Sociais no Brasil através de estudos e formações. Saiba mais.

Baixe a pesquisa anexada abaixo:



Fonte: Instituto Fonte


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br