quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Google gera buzz com estratégia de rede social

Com lançamento de mais um produto, o Google Buzz, gigante da internet avança sobre setor liderado por Facebook e Twitter

Produto é chamado de "um grande passo" pela companhia

Ele mal foi lançado, mas já entrou, claro, para a lista de trending topics do Twitter. O alvo das atenções do momento é o Google Buzz, que a gigante da internet anunciou em seu blog na terça-feira 9. O novo produto é chamado de "um grande passo" pela companhia. Pudera. É um avanço sobre um setor, o das redes sociais, que conquista cada mais usuários e vem se tornando a "menina dos olhos" de diversas marcas, embora muitas delas ainda não saibam exatamente o que fazer no ambiente.
Na página do Google Buzz, as explicações são bem diretas: siga automaticamente as pessoas com as quais troca mensagens e bate-papos, compartilhe atualizações, fotos, vídeos e inicie conversas. O interessado pode também utilizar o novo serviço no celular (com Google Maps e informações de um buzz "perto de você").

No blog, o Google vai além. A empresa esclarece que já havia dado passos rumo à mídia social, com a criação de features especiais para seus produtos. Ela lembra ainda do Open Social, plataforma aberta que permite a criação de aplicativos. Com a propagação das ferramentas de comunicação online, acrescenta o Google, as redes sociais explodiram de tal forma - vide o Twitter - que elas estão transformando o mundo, deixando-o mais conectado e ajudando as populações a compartilhar informações.

Conforme salienta o blog, a crença da companhia presidida por Eric Schmidt é que a organização dessas informações de modo a "encontrar relevância em meio ao barulho" tornou-se um desafio de larga escala. Desafio que o Google afirma ter condições de enfrentar por conta da experiência que tem.

O novo produto ainda está em implantação. Além disso como ele está associado ao Gmail e é preciso ter um perfil criado no Google (onde o usuário estabelece que ferramentas sociais pretende compartilhar), é provável que diversos internautas atraídos pela novidade fiquem a ver navios por ora. Insatisfação que, sem dúvida, irá parar nas páginas do Twitter ou Facebook. Por sinal, a hashtag #googlebuzzfail já está ativa no Twitter.


Lena Castellón
Meio Mensagem Online, 10/02/10


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br