quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Seminário discute sustentabilidade e mobilização de recursos para organizações sociais no Nordeste

A Aliança Interage e o Diálogo da Cooperação Internacional Nordeste promovem, de 30 de setembro a 2 de outubro, no Recife, o “Seminário Sustentabilidade e Mobilização de Recursos para Organizações da Sociedade Civil (OSCs)”. O evento acontecerá no auditório José de Anchieta, na Universidade Católica de Pernambuco. A iniciativa tem o intuito de fortalecer as OSCs do Nordeste sobre a perspectiva da sustentabilidade e da Mobilização de Recursos para as suas causas e missões institucionais.

O seminário se propõe a discutir o tema diante das severas mudanças no padrão de apoio da cooperação internacional na última década e dos recentes efeitos da crise global. Este padrão, durante muito tempo, se constituiu no principal alicerce para organizações não governamentais no Brasil. O secretário executivo da Aliança Interage, Rubén Pecchio, explica que o objetivo é observar em escalas diferentes que o movimento pela Mobilização de Recursos não é apenas financeiro, mas sobretudo ético/político - à procura de maior incidência política sobre vários agentes sociais, sejam eles do setor privado, do setor público e da sociedade em geral. “Queremos abrir perspectivas estratégicas que permitam que as causas das OSCs possam obter apoios de vários setores da sociedade brasileira”, enfatiza Pecchio.

A programação do Seminário foi pensada para contribuir com subsídios para um posicionamento político-estratégico qualificado por parte das organizações sociais que atuam no Nordeste. Na abertura do evento, a consultora Tânia Bacelar irá palestrar sobre “O cenário do desenvolvimento econômico do Nordeste – Tendências e desafios pós-crise global”. Nesse mesmo dia, o consultor Domingos Armani irá abordar “A sustentabilidade institucional das OSCs no Nordeste e as mudanças no contexto da cooperação internacional”.

O segundo dia do evento pretende discutir os “Caminhos estratégicos para fortalecer o ambiente de Sustentabilidade”, em que serão abordados itens como Marco Legal do Setor Social no Brasil, o acesso a fundos públicos e a aproximação entre empresas e ONGs. No terceiro e último dia, o Seminário apresentará o tema “Iniciativas e lições aprendidas à procura da sustentabilidade”. Nessa última sessão, serão apresentadas experiências de mobilização de recursos no Nordeste brasileiro, por organizações como a Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE), Articulação do Semi-Árido (ASA) e o Movimento de Organizações Comunitárias (MOC). O painel que encerra a programação do evento será dedicado aos “Desdobramentos e passos futuros”, momento em que as organizações da sociedade civil representadas debaterão estratégias e propostas para o futuro.

A Aliança Interage e o Diálogo CI Nordeste contam com a parceria da Fundação Konrad Adenauer, da Universidade Católica de Pernambuco, e Oxfam GB.

A Aliança Interage é um colegiado institucional formado desde 1999, por organizações da cooperação internacional, fundações e institutos privados que fazem investimento social e estão comprometidos com o desenvolvimento sustentável do Nordeste, promovendo articulação intersetorial e cuidando de relacionamentos estratégicos. A Aliança Interage trabalha sobre três eixos estratégicos: fortalecimento institucional e mobilização de recursos para organizações sociais; relacionamentos intersetorias e disseminação de conhecimentos nestes eixos anteriores. Formam parte da Aliança, o Instituto Arcor Brasil, a Fundação AVINA, o Instituto C&A, o Serviço Internacional (IS Brasil), Save the Children UK e Plan Brasil.

Ativo desde 2007, o Diálogo C.I. Nordeste é composto pela UNICEF, o DED Brasil, a Kinder Not Hilfe e o Serviço Internacional (IS Brasil). O grupo de agências internacionais tem tido uma série de encontros formando um espaço de troca de experiências. O objetivo principal dessa articulação é o de contribuir para o fortalecimento das entidades com as quais as agências têm parcerias no Brasil. Com isso, em 2009, um dos temas discutidos pelo grupo é o da sustentabilidade e mobilização de recursos para organizações sociais, em especial no tocante aos fundos públicos e aos recursos destinados pelas empresas a parcerias com organizações sociais.

Maiores informações sobre o Seminário com Serviço Internacional – Fone (81) 3244.6391 – dialogoci@yahoo.com.br


Fonte: Instituto Arcor


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br