segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Sem Lei Rouanet, São Paulo ganha novo teatro de US$ 35 milhões e mais de 1400 lugares

Um novo teatro de 1.457 lugares e mais de 7 mil metros quadrados será inaugurado na primeira quinzena de setembro em São Paulo, dentro do shopping Bourbon

Batizado de Teatro Bradesco, o empreendimento feito em sociedade entre o banco, o grupo varejista gaúcho Záffari e a Opus Produções (produtora cultural), custou cerca de US$ 35 milhões. Segundo os investidores, os recursos usados na construção do teatro são 100% privados e não houve uso da lei Rouanet (incentivo fiscal).

Criado pelo mesmo grupo de arquitetos responsáveis pela reforma da Sala São Paulo, o teatro terá múltiplos usos, podendo abrigar concertos, óperas, balé, shows, musicais nacionais e internacionais e até pré-estreias de cinema.

- É um teatro capaz de receber as maiores produções nacionais e internacionais - garante o diretor da Opus, Carlos Conrad.

O palco tem 600 metros quadrados e um fosso de orquestra móvel - o primeiro deste tipo usado na América Latina. Varas motorizadas, instaladas uma a cada 30 cm em uma altura de 27 metros, permitem a troca rápida de cenários, além de possibilitar que vários espetáculos diferentes estejam em cartaz simultaneamente. Um elevador é capaz de trazer um carro ao palco.

- Projetamos o palco para que ele fornecesse toda a infraestrutura e tecnologia. É um teatro diferenciado, que não deve nada às melhores casas da Europa e dos Estados Unidos - afirma Ismael Soler, responsável pela arquitetura cênica.

Na coletiva de apresentação do teatro, realizada na manhã de terça-feira, os empreendedores não quiseram revelar qual espetáculo vai inaugurar a casa.

- Queremos fazer um soft open, testando a casa para nós mesmos - explicou Claudio Luis Záffari, diretor do Grupo Záffari.

Está previsto na programação, o musical “Hairspray” ( em cartaz no Rio, no Oi Casa Grande ), com Edson Celulari e direção de Miguel Falabella. A temporada paulista deve acontecer no final de 2009 ou início de 2010.

Os cantores Ney Matogrosso e Simone também devem estrear shows no novo teatro, que deve receber ainda uma companhia de balé russa.


Márcia Abos,
O Globo, 12/08/09


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br