IVC começa a medir audiência na internet
Em fase de testes desde abril, o serviço de webcast começa a funcionar em definitivo a partir do dia 31
O Instituto Verificador de Circulação (IVC) estreia na segunda-feira, 31 de agosto, seu serviço de medição de audiência eletrônica. O projeto estava em fase de testes desde abril, com uma série de empresas parceiras na iniciativa (como Infoglobo, Grupo RBS, Grupo Estado, Editora Abril e Portal Terra).
A partir da semana seguinte à estreia o serviço entra no ar em versão definitiva, com o objetivo de se tornar referência em termos de medição de audiência na internet, a exemplo do que ocorre com os números do IVC em relação à circulação de jornais e revistas. Num primeiro momento ficarão disponíveis os números referentes a dez sites que estão sendo auditados pelo órgão.
A aferição de audiência na web não se restringirá às páginas de editoras de jornais e revistas, mas estará aberta a qualquer empresa que deseje ter seus números auditados pelo IVC. Nesse caso, é necessário se filiar à entidade.
Atualmente, o instrumento de medição de audiência eletrônica mais conhecido é o Google Analytics. Além dele, operam ainda Certifica, Omniture, Predicta e WebTrends. Esta é a segunda vez que o IVC se lança no serviço de auditoria de websites. A primeira tentativa ocorreu no início da década, mas não foi adiante.
Eliane Pereira
Meio & Mensagem Online, 25/08/09
Nenhum comentário:
Postar um comentário