quarta-feira, 8 de julho de 2009

Mercado interno do Brasil impulsiona marcas

Caderno especial sobre o Brasil publicado nesta terça-feira, 7, pelo britânico Financial Times cita o Festival de São João de Caruaru como exemplo de evento que impulsiona o mercado e as marcas locais

Um caderno especial sobre o Brasil, publicado nesta terça-feira, 7, pelo Financial Times, citou o Festival de São João de Caruaru como um exemplo de evento que ajuda a impulsionar as marcas diante do crescente mercado doméstico do país, que é capaz de "dar apoio não somente a marcas específicas, mas em alguns casos a indústrias inteiras".

A publicação afirma que o festival será visitado por 1,5 milhão de pessoas entre 30 de maio e 10 de julho, e que os patrocínios já arrecadaram cerca de R$ 6 milhões, uma alta de 30% em relação a 2008, segundo os organizadores.

O FT ressalta ainda que o nordeste está se tornando uma das regiões de maior crescimento no país, citando que a Anheuser-Busch Inbev, que participa do São João de Caruaru, lançou a linha Brahma Fresh para venda somente nesta região. O gerente de marketing da AB Inbev para essa região, Ricardo Neves, chama o mercado local de "espetacular".

Um exemplo disso é a história de um casal que investiu R$70 mil em equipamentos para uma micro-distribuidora de Recife, que emprega 15 vendedoras diretas, com 30% de comissão. Elas negociam porta a porta produtos da Nestlé, como iogurtes, biscoitos e café. "A empresa distribuía produtos de um concorrente, mas mudaram para Nestlé por causa do marketing e suporte que eles ofereciam e porque os consumidores poderiam pagar mais por uma marca que anseiam", disse o FT. Questionados, os donos do negócio disseram que não foram afetados pela crise financeira, e que pretendem investir mais R$ 70 mil no próximo ano.

Para dar uma ideia da força do consumo doméstico, o Financial Times cita o mercado de carros com motor flex, um fenômeno local que representa 90% das vendas de novos carros no Brasil e que possibilita aos motoristas escolherem a melhor opção de acordo, por exemplo, com o preço. "Os carros flex ajudaram o Brasil a tornar-se o sexto maior produtor de carros do mundo, sendo que eles são feitos em grande parte para brasileiros". A publicação lembra que, apesar da queda causada pela crise financeira, o governo do país colocou R$ 100 bilhões neste mercado e reduziu os impostos (IPI), o que faz as vendas de maio atingirem 250 mil unidades, 2% a mais do que no mesmo mês em 2008.

"Este é o Brasil que, finalmente, após anos de promessas descumpridas, está atraindo as atenções do mundo e investimentos estrangeiros diretos, enquanto outros rivais ficam de fora", conclui a publicação, que cita também alguns pontos negativos, como a má-qualidade da infra-estrutura e a falta de reformas essenciais, como a tributária.


Meio & Mensagem Online, 07/07/09


2 comentários:

Jandira Feijó disse...

Claudia, teu blog tá muito legal, super leve, mas com conteúdo inteligente, interessante, útil. bjs Jandira

Cláudia Amaral disse...

Puxa, Jandira, obrigada!
Na verdade o blog é um "clipão". Sempre consumi mta info e achei que poderia valer a pena compartilhar. Por isso montei o blog.
Agora quero dar um passo adiante e estou me organizando para começar a publicar artigos meus, mais técnicos e menos informativos. Vamos ver se vai funcionar...
Bjo tb!
Cláudia



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