sexta-feira, 17 de abril de 2009

Últimos dias para inscrição no Cine Mais Cultura

Prazo para envio de propostas para o edital de seleção termina na segunda-feira, dia 20 de abril
Os projetos selecionados receberão equipamentos de projeção digital, obras do acervo da Programadora Brasil e oficinas de exibição


Entidades privadas sem fins lucrativos interessadas em participar do Cine Mais Cultura têm até 20 de abril para enviar projetos. O edital selecionará 100 propostas e os projetos aprovados receberão kits com equipamentos de projeção digital, incluindo uma câmera MiniDV, obras do acervo da Programadora Brasil e oficinas de exibição. O Cine Mais Cultura tem o objetivo de democratizar a difusão do audiovisual em áreas rurais e urbanas. A ação integra o Programa Mais Cultura, coordenado pela Secretaria de Articulação Institucional do Ministério da Cultura (SAI/MinC).

Para ampliar a rede de exibidores não comerciais, o edital contemplará núcleos prioritariamente localizados em periferias de grandes centros urbanos e em municípios integrantes dos Territórios da Cidadania (localidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano).

Cine Mais Cultura
Lançado em setembro de 2008, o Cine Mais Cultura iniciou suas ações investindo na rearticulação dos exibidores contemplados por edital lançado em 2006. A partir de então, foram realizadas seis oficinas em parceria com o Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros (CNC) nas capitais de São Paulo, Minas Gerais, Paraíba, Pará, Ceará e Bahia. Participaram das oficinas 155 representantes de 82 pontos contemplados no edital em 2006, localizados em 23 estados brasileiros. Além da capacitação para a atividade exibidora, esses pontos começam a receber títulos da Programadora Brasil e serão os primeiros Cines Mais Cultura a atuar no país.

As oficinas de capacitação cineclubista têm como objetivo qualificar de maneira prática os participantes para a realização de programação, divulgação e debates das sessões; apoiar a formação dos oficinandos com introduções à história do cinema e linguagem cinematográfica; e oferecer informações sobre questões relevantes e atuais relativas à atividade exibidora como direitos autorais e sustentabilidade. Outra meta é estimular os responsáveis pelos Cines Mais Cultura ao diálogo com a comunidade local para a participação efetiva nas atividades. Esse trabalho será desenvolvido com apoio de um manual de capacitação produzido pelo programa, também por meio da parceria com o Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros (CNC).

Após receber os equipamentos e a capacitação, os Cines receberão filmes e vídeos do catálogo da Programadora Brasil, que reúne hoje um acervo de 330 obras nacionais, organizados em 103 programas (DVDs). São filmes históricos e contemporâneos, curtas, médias e longas-metragens, de todos os gêneros.

Ao longo de dois anos, cada Cine Mais Cultura poderá solicitar, em média, 12 programas por trimestre de trabalho e fazer uma nova solicitação após a entrega dos relatórios das atividades. Os Cines terão que exibir 60% de conteúdo nacional, podendo ser ou não da Programadora Brasil, com total liberdade de escolha dos títulos das suas sessões.

Mais informações: mais.cultura.gov.br.


Ministério da Cultura, 17/04/09


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br