domingo, 1 de fevereiro de 2009

País é 3º em empresas emergentes

O Brasil ficou em terceiro lugar na lista de países emergentes com empresas capazes de concorrer com multinacionais de países desenvolvidos. Segundo a Boston Consulting Group (BCG), de 100 empresas que compõem a lista, 14 são brasileiras. O levantamento foi divulgado nesta quarta-feira no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça.

À frente do Brasil estão a China, com 36 empresas, e a Índia, com 20. México e a Rússia ficaram logo atrás, com sete e seis empresas respectivamente. A lista ainda relacionou outros dois países latino-americanos: a Argentina (uma) e o Chile (duas). E, pela primeira vez, foram incluídas companhias do Oriente Médio: quatro dos Emirados Árabes e uma do Kuwait.

Em 2007, as 100 empresas juntas somaram receita de 1,5 trilhão de dólares e alcançaram ou superaram rivais muito mais antigas dos EUA, Europa e Japão.

Lista

As empresas brasileiras relacionadas são: Camargo Corrêa; a têxtil Coteminas; a aeronáutica Embraer; a siderúrgica Gerdau; a produtora de carne bovina JBS-Friboi; a montadora de ônibus Marcopolo; a cosmética Natura; a construtora Odebrecht; os frigoríficos Perdigão e Sadia; a Petrobras; a mineradora Vale; o conglomerado Votorantim; e a fabricante de motores elétricos WEG.

A novidade deste ano na lista brasileira é a Camargo Corrêa, que atua nos setores de construção e engenharia, calçados, têxteis, infraestrutura e imóveis. Segundo a consultoria, "a Camargo Corrêa dobrou de tamanho entre 2005 e 2007, e a estimativa para suas receitas no exterior é de um crescimento ainda mais rápido".


Veja Online, 28/01/09


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br