segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Soldados e voluntários são flagrados furtando doações para vítimas das chuvas em Blumenau (SC)

Flagelados de Itajaí (SC) recebem doações de diversos Estados brasileiros; número de desalojados diminui, mas situação é grave
Fernando Donasci/Folha Imagem


Um grupo de voluntários e soldados do Exército foi flagrado furtando donativos do Pavilhão 1 do Parque Vila Germânica, em Blumenau, onde funciona um posto de arrecadações da Defesa Civil de Santa Catarina. As imagens foram exibidas na noite deste domingo (14) por uma emissora de TV local.

Nesta segunda-feira, o governo do Estado e a Prefeitura de Blumenau anunciaram um pacote de medidas para prevenir novos furtos. De acordo com o secretário de Assistência Social do município, Mário Hildebrandt, ainda não é possível saber ainda quanto foi levado do depósito.

Segundo o secretário, o fato foi "isolado" e, ainda hoje, a Prefeitura de Blumenau registrou um boletim de ocorrência na 1ª DP da cidade para que o caso seja investigado.

Em um comunicado divulgado hoje, a prefeitura e o governo do Estado anunciaram a contratação de uma empresa especializada em logística, sob a coordenação da Secretaria Regional de Blumenau, para realizar os serviços de recepção e distribuição das cargas.

Segundo Hildebrandt, uma empresa de segurança e vigilância também deverá ser contratada para impedir que novos furtos ocorram no local.

Tanto a Prefeitura de Blumenau quanto o governo de Santa Catarina lamentaram o ocorrido, mas elogiaram a atuação dos "milhares de voluntários sérios, honestos e comprometidos com a recuperação de Blumenau e região", por meio de nota.

"Esta não é, de maneira alguma, a imagem que os soldados do Exército deixam aqui. Eles prestaram um excelente serviço no atendimento às vítimas em Blumenau. Isso é um fato lamentável, mas pontual", afirmou Hildebrandt, à Folha Online.

Blumenau foi uma das cidades mais atingidas pelas chuvas que devastaram o Estado de Santa Catarina. Segundo a Defesa Civil Estadual, das 128 mortes confirmadas no Estado até hoje, 24 ocorreram no município.

Ao menos 5.567 pessoas continuam em abrigos públicos no Estado, e outras 27.236 continuam desalojadas, informou o órgão.

O ministério da Defesa, por meio de sua assessoria, informou que o Comando do Sul do Exército abriu um processo administrativo para apurar os fatos.


Folha Online, 15/12/08


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br