terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Prêmio ECO destaca 15 vencedores entre 166 trabalhos inscritos no país

Com a operação de um site que mescla orientação e informação sobre reciclagem, a Tetra Pak é a vencedora de grande porte em meio ambiente

A edição 2008 do Prêmio ECO, que destaca a responsabilidade social e a gestão sustentável das empresas, foi encerrada ontem com uma homenagem aos 15 trabalhos vencedores em evento realizado em São Paulo. Desenvolvida a partir deste ano em parceria do Valor Econômico e da Câmara Americana de Comércio - Amcham, a iniciativa reuniu e analisou 166 trabalhos inscritos, desenvolvidos por 114 empresas em 13 Estados.

Os projetos e programas foram avaliados por um júri de 51 especialistas nas áreas contempladas pelo prêmio: Gestão Empresarial para a Sustentabilidade (GES), que avalia a atuação de empresas que estão em linha com os conceitos de sustentabilidade; e Práticas de Responsabilidade Social Empresarial (PRSE) - com cinco modalidades: público interno, meio ambiente, fornecedores, consumidores e clientes e comunidade. Em cada uma delas, as empresas são premiadas segundo seu porte (pequenas, médias e grandes).

Com a operação de um site que mescla orientação e informação sobre reciclagem, a Tetra Pak, fabricante de embalagens longa vida, é a vencedora de grande porte em meio ambiente. Segundo o presidente da empresa, Paulo Nigro, o programa é importante para garantir a capacidade produtiva da companhia no futuro. "Entendemos o programa como um investimento para sustentabilidade à empresa", disse o empresário.

A Quimatec, que fabrica produtos para o setor sucroalcooleiro e para tratamento de efluentes industriais, vencedora de médio porte em meio ambiente, investiu R$ 1 milhão para acertar seus processos, reaproveitar resíduos e economizar água. Com uma iniciativa que pretende colocar nas prateleiras globais o artesanato de comunidades empreendedoras e sustentáveis da Amazônia, o Grupo Eco conquistou o prêmio de meio ambiente entre as empresas de pequeno porte.

Na concorrida categoria de projetos voltados à comunidade, a vencedora de grande porte foi a Microsoft, com um programa que pretende reduzir em 20% o contingente de excluídos digitais, hoje estimado em 5 bilhões de pessoas. O presidente da empresa no país, Michel Levy, explicou que o programa está ligado à vocação da Microsoft. "Ele não é descolado da nossa atuação e mesmo com a crise financeira sua continuidade é garantida, porque é ela que o torna eficaz", diz.

Abrir as portas da emissora para crianças, com iniciativas de estímulo à consciência ecológica, garantiu à Rádio e TV Bandeirantes de Campinas o prêmio ECO na categoria comunidade entre médias empresas. No grupo de empreendimentos de pequeno porte, o premiado é o canal de relacionamento aberto entre a Mariaca Consultoria em Gestão e Capital Humano e o Grupo de Apoio ao Adolescente e Criança com Câncer (Graac).

Entre os programas voltados ao público interno, foram escolhidos como vencedores o Banco Real e o Portal Educação. Essas mesmas companhias dividiram também o prêmio na categoria fornecedores. Banco Real (grande porte), RL Sistemas de Higiene (médio porte) e Japacanim Ecoturismo (pequeno porte) foram as vencedoras em Gestão Empresarial para a Sustentabilidade, selecionadas entre 26 empresas que concorreram na modalidade, que pretende estimular que os negócios sejam feitos em linha com os conceitos de sustentabilidade - em que se busca o equilíbrio entre resultados e impactos sociais e ambientais .

Maria Luiza Pinto, diretora-executiva de Desenvolvimento Sustentável do Banco Real, destacou que o programa é resultado de oito anos de trabalho. "Sustentabilidade dentro do Real é uma estratégia e temos um desafio enorme na adaptação dessas políticas para o grupo Santander-Real e a experiência está sendo ótima", afirmou.


Valor Econômico, 09/12/08


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