domingo, 14 de dezembro de 2008

ONG Rio de Paz deixa 16 mil cocos na praia de Copacabana em protesto a mortes violentas

ONG coloca 16 mil cocos em Copacabana para representar vítimas de mortes violentas
Foto Ricardo Moraes/AP


As pessoas que passaram pela orla de Copacabana, na zona Sul do Rio de Janeiro, neste sábado puderam ver 16 mil cocos na areia, representando as cabeças das vítimas de mortes violentas nos últimos dois anos no Estado. Os cocos foram deixados na praia durante a madrugada pelos voluntários da ONG Rio de Paz, que protestam contra a violência no Rio de Janeiro.

De acordo com o presidente da ONG, Antônio Carlos Costa, 120 voluntários trabalharam da 1h às 6h deste sábado para colocar os cocos na areia como forma de manifestar para que o governo esclareça o porquê de tantas mortes ocorrerem no Rio. "Queremos que o governo revele ao povo carioca a sua política de segurança pública para reduzir as mortes violentas. Quais são as metas? Como as cumprirão? E se tem recursos para isso? Estas são as perguntas que queremos que sejam respondidas", informou.

Segundo Costa, a ONG deseja que a Secretaria de Segurança sofra um choque de gestão para que haja mais transparência no próximo ano. Costa informou também que a ONG vai aguardar a resposta do governo até o dia 31 de dezembro. Se nada for feito até lá, ele afirma que o grupo fará uma ato público em Nova York --sede das Nações Unidas (ONU)-- para chamar a atenção das agências internacionais de direitos humanos sobre o que tem acontecido no Rio de Janeiro.

A manifestação seria como o primeiro ato realizado pela ONG no Rio de Janeiro --no dia 17 de março de 2007, quando colocaram cruzes pretas para lembrar as vítimas--, mas com cruzes pretas em um dia de neve de Nova York e deve ocorrer em janeiro ou fevereiro.

O presidente da ONG informou que os voluntários ajudaram a Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro) a fazer a retirada dos cocos da praia e que a orla estava limpa às 16h30 deste sábado.

Já a assessoria da Comlurb informou, às 17h30, a limpeza ainda acontecia e não contava com a ajuda da ONG. A retirada dos cocos era feita por 22 garis, que utilizavam três tratores e três caminhões. A previsão é que a limpeza seja concluída por volta das 18h30.

A Columb informou ainda que a ONG será multada por poluir a praia de Copacabana, mas não soube informar o valor da multa.


Folha Online, 13/12/08


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br