quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Petrobras fora do índice de sustentabilidade da Bovespa

Motivo seria a não redução do teor de enxofre no diesel comercializado no Brasil

A Petrobras está entre as companhias que foram excluídas do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da Bovespa, indicador que reúne ações emitidas por empresas com alto grau de comprometimento com a sustentabilidade e a responsabilidade social. A notícia foi divulgada nesta terça-feira, 25, no site da Bovespa, cuja assessoria de imprensa disse que o assunto não seria comentado.

O motivo da exclusão seria o não cumprimento por parte da empresa da resolução 315/2002 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que determina a redução do teor do enxofre no diesel comercializado no Brasil a partir de janeiro de 2009.

A Petrobras - leia abaixo - soltou um comunicado oficial sobre o assunto. A estatal investiu em 2007, voluntariamente, R$ 592 milhões em iniciativas sociais, culturais, esportivas e ambientais. Também foram excluídas da carteira do ISE: Aracruz, CCR Rodovias, Copel, Iochpe-Maxion, e WEG.

Os ativos que ingressaram foram das empresas: Celesc, Duratex, Odontoprev, TIM, Telemar e Unibanco.

A nova carteira vigora até o dia 30 de novembro de 2009 e reúne 38 ativos de 30 companhias que totalizam R$372 bilhões em valor de mercado.

São elas: AES Tiete, Duratex, Odontoprev, Bradesco, Eletrobras, Perdigão, Banco do Brasil, Eletropaulo, Sabesp, Braskem, Embraer, Sadia, Celesc, Energias BR, Suzano Papel, CEMIG, Gerdau, Telemar, CESP, Gerdau MET, TIM, Coelce, Itaú, Tractebel, CPFL Energia, Light, Unibanco, DASA, Natura e VCP.

Leia o comunicado da Petrobras:

Esclarecimentos sobre o ISE da Bovespa
Com relação às notícias veiculadas nesta terça-feira sobre a não manutenção da Petrobras na carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bolsa de Valores de São Paulo, a Companhia esclarece que solicitou que o Conselho Deliberativo do ISE informe os motivos que levaram a essa decisão. A Companhia somente irá se pronunciar com base na resposta do Conselho.

As razões apresentadas por fontes não oficiais não serão consideradas. Sobre as afirmações de algumas entidades, como o Movimento Nossa São Paulo, de que a Petrobras não estaria cumprindo a resolução 315/2002 do Conselho Nacional do Meio Ambiente – Conama, a Companhia afirma que é uma inverdade, já que a citada resolução não está relacionada quantidade de enxofre no diesel e sim aos limites de emissões que os novos motores deverão atender.

Mesmo sem a disponibilidade de motores próprios para a redução das emissões, em 30 de outubro de 2008, a Petrobras comprometeu-se de forma participativa a fornecer o diesel S-50 (com menor teor de enxofre) já a partir de janeiro de 2009.

A disponibilidade desses motores próprios para a redução de emissões está prevista em acordo firmado com o Ministério Público Federal, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama), Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Fabricantes de Veículos, Fabricantes de Motores, Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), ligada à Secretaria do Meio Ambiente do Governo de São Paulo, conforme cronograma aprovado pelo MP de São Paulo.

A Companhia repudia toda e qualquer acusação infundada, baseada em interpretações equivocadas, como a de que não está cumprindo a legislação vigente em relação à qualidade dos combustíveis comercializados no Brasil.Em seu Plano Estratégico, a Petrobras consolida o comprometimento com a responsabilidade social e ambiental e com o desenvolvimento sustentável.

A Companhia investe em qualidade de combustíveis, com os objetivos de atender às mudanças nas especificações e garantir a competitividade de seus produtos.


Meio & Mensagem Online, 25/11/08


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br