domingo, 5 de outubro de 2008

Programa Petrobras Ambiental recebe 892 inscrições de todo o país

A Petrobras contabilizou 892 inscrições de todo o país para a Seleção Pública de Projetos 2008 do Programa Petrobras Ambiental. O número de interessados superou o total da última seleção, realizada em 2006, quando 856 projetos foram inscritos. A expectativa da Companhia, agora, é quanto à consistência dos projetos apresentados, já que o edital tem novidades, entre as quais a ampliação do tema, com a incorporação de uma nova linha de atuação voltada para a mudança climática.

A Triagem Técnica dos projetos apresentados terá início na segunda-feira, dia 6 de outubro, com a participação de técnicos e especialistas da área ambiental e representantes do governo, do Terceiro Setor, de universidades, da imprensa e da força de trabalho do Sistema Petrobras. Essa fase vai durar 15 dias e, a seguir, os projetos passarão pela Comissão de Seleção, para depois serem finalmente aprovados pelo Conselho Deliberativo. As propostas selecionadas deverão ser executadas em tempo mínimo de 12 meses e máximo de 24 meses, podendo receber até R$ 3,6 milhões da Petrobras.

A nova temática do Programa Petrobras Ambiental – Água e clima: Contribuições para o desenvolvimento sustentável – tem três linhas de atuação:

1. Gestão de corpos hídricos superficiais e subterrâneos:
* Reversão de processos de degradação dos recursos hídricos;
* Promoção e práticas de uso racional de recursos hídricos.

2. Recuperação ou conservação de espécies e ambientes costeiros, marinhos e de água doce.

3. Fixação de carbono e emissões evitadas com base na:
* Reconversão produtiva de áreas;
* Recuperação de áreas degradadas;
* Conservação de florestas e áreas naturais.

Todas as linhas de atuação devem contemplar como tema transversal a educação ambiental, com foco em eficiência energética, conservação dos recursos naturais e consumo consciente. Os projetos deverão apresentar planejamento para alcançar sustentação econômica e organizacional e a sustentabilidade socioambiental, processo para registro das experiências e resultados, planejamento de comunicação, adoção de iniciativas ecoeficientes em suas práticas de gestão e de instrumentos de acompanhamento e avaliação das ações.


Agência Petrobrás, 03/10/08


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br