sábado, 27 de setembro de 2008

Senac São Paulo comemora o Dia da Responsabilidade Social

O Centro Universitário Senac – campi Santo Amaro, Águas de São Pedro e Campos do Jordão – abre as suas portas à comunidade, dia 27 de setembro, para comemorar o Dia da Responsabilidade Social no Ensino Superior Particular. A iniciativa, que é promovida pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES), está na sua terceira edição e tem como objetivo integrar a comunidade local aos projetos sociais realizados por alunos e funcionários do Senac São Paulo.

Na capital, as atividades serão realizadas no Centro Universitário Senac – campus Santo Amaro. O público poderá participar, das 9 às 17 horas, de 70 ações gratuitas, como oficinas de capacitação profissional, palestras sobre a importância da preservação ambiental, apresentações teatrais e musicais e atividades esportivas para todas as idades.

Para comandar as ações simultaneamente, a instituição conta com a participação de mais de 600 voluntários, sendo grande parte formada por alunos e funcionários e apoiadores, como o SESC Santo Amaro, o Instituto Barrichello Kanaan (IBK), a Camisaria Colombo, a Associação Paulista de Empreendedores Culturais (APEC), o grupo Escoteiros de Interlagos, o Instituto de Apoio, Pesquisa e Inclusão de Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais (IAPE), a Subprefeitura de Santo Amaro e a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida.

Segundo a coordenadora da área de iniciativas sociais do Centro Universitário Senac, Camila Rizzo, a comemoração da data é uma forma de a instituição mostrar à comunidade que está sempre de portas abertas. “A partir do evento, aproximamos os funcionários e os alunos da realidade local e os motivamos a dar continuidade ao trabalho social que, muitas vezes, tem início durante esse evento”. Ela completa ainda dizendo que “se o conhecimento oferecido através de uma oficina de capacitação profissional puder contribuir para a geração de renda de determinada família, nosso objetivo terá sido alcançado”.

As comemorações do Dia da Responsabilidade Social têm início com a apresentação do grupo Clave de Lata, formado por crianças da Associação de Assistência à Criança Santamarense. O grupo fará uma adaptação do musical “Os Saltimbancos”, de Chico Buarque de Holanda.

Esportes
A festa continua no Centro Esportivo do Campus Santo Amaro, com as apresentações de tecido aéreo e capoeira. Além disso, serão promovidas as oficinas de Vôlei Sentado, voltada para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, e de Clínica de Basquetebol, coordenada pelo IBK, instituto criado pelos pilotos brasileiros Rubens Barrichello e Tony Kanaan.

De acordo com o piloto da Honda, Rubens Barrichello, é por meio dessas iniciativas que os jovens economicamente desfavorecidos passam a ver a inserção na universidade como algo possível. “Assim como o Senac, o IBK acredita no potencial do esporte e da educação como uma estratégia de transformação social. Por isso, quando o Centro Universitário Senac abre esse espaço, os estudantes percebem que os obstáculos são pequenos perto do sonho de ingressar em uma faculdade. Eles ficam encantados com a possibilidade de melhorarem a qualidade de vida à medida que buscam o conhecimento”, afirmou o fundador do IBK.

No período da tarde, o público poderá conferir outras atividades esportivas, como um minifestival de jogos cooperativos, cujo objetivo é incentivar a prática da cooperação no cotidiano social, educacional, pessoal e familiar, promovendo a integração entre os participantes, professores e alunos da instituição. A atividade será ministrada pelos docentes do Projeto Cooperação, organização brasileira especializada na promoção da Cooperação e do Sentido de Comum-Unidade em empresas, escolas, órgãos governamentais e não-governamentais, comunidades e em processos de transformação pessoal e grupal.

Moda
Para os fashionistas, o Centro Universitário também desenvolveu uma atividade especial: a oficina de Moda com Retalhos, que conta com a participação da professora do mestrado em Moda, Cultura e Arte do Centro Universitário Senac, Maria Eduarda Araújo Guimarães. A pesquisadora mostrará para o público que é possível criar looks diferenciados gastando pouco ou praticamente nada e transformar os retalhos, doados pela camisaria Colombo, em peças criativas. No final do workshop, os participantes poderão levar as peças produzidas para casa.

Gastronomia
Já para os amantes da Gastronomia, o campus preparou uma aula do Projeto Chefs Especiais. Voltado para crianças com síndrome de down, o projeto tem como objetivo despertar, entre os participantes, o interesse pela gastronomia. Durante o workshop, ministrado pelo chefe Márcio Berti, os alunos aprenderão a elaborar pratos salgados e doces.

Outra atividade na área de gastronomia é a oficina Lanche no Escuro, que permite aos participantes terem uma vivência sem o uso da visão. O grupo tomará um lanche no escuro e terá que descobrir o que está comendo, trabalhando assim os outros sentidos. A idéia do exercício é aproximar as pessoas sem deficiência da realidade dos deficientes visuais.

Entre as apresentações, os visitantes poderão participar de 12 oficinas de capacitação profissional, na área de gastronomia, artesanato, moda e informática ou aprimorar os conhecimentos na biblioteca do campus. Para ter acesso ao acervo de 40 mil títulos, entre livros, periódicos, mapas, CD-ROMs, CDs, DVDs e fitas VHS do Centro Universitário Senac, os visitantes precisam efetuar a inscrição no Balcão de Atendimento. Para se inscrever é preciso apresentar o R.G., um comprovante de residência e uma foto 3X4.

Neste balcão, o público também poderá fazer doações de livros ou trocá-los por outros exemplares. É importante ressaltar que todos os espaços da biblioteca foram projetados para permitir o acesso a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Além disso, o local concentra o Espaço Braille, que possui um acervo de mais de 200 títulos em áudio e braille. Por meio desta iniciativa, o Centro Universitário Senac pretende fomentar ações que contribuam para a revitalização do ensino, da pesquisa e da extensão, consolidando práticas de gestão responsável.

O encerramento do evento em Santo Amaro ficará por conta da Comunidade Samba da Vela e da Cia. de Teatro Paidéia, que apresentarão o espetáculo Sampa-Ópera-Samba. Com uma hora de duração, a montagem consiste na mistura da ópera com o uso de um dos gêneros mais tradicionais da MPB: o samba.

Interior
No interior, as comemorações continuam no Centro Universitário Senac – campi Águas de São Pedro e Campos do Jordão, com a realização de mais 30 atividades gratuitas.
Em Águas de São Pedro de São Pedro, as comemorações terão início mais cedo. Na sexta-feira, dia 26 de setembro, haverá uma Oficina de Gastronomia na Creche Municipal. O objetivo da atividade, que será realizada às 9 horas, é despertar o interesse das crianças em consumir frutas, legumes e verduras. No mesmo dia, os alunos do Programa Jovem Aprendiz do Senac ministrarão uma palestra sobre Projetos de Responsabilidade Social Voltados à Comunidade. A palestra será apresentada em dois horários: às 10 horas e às 15h30.

No sábado, dia 27 de setembro, o público poderá conferir, a partir das 9 horas, brincadeiras para todas as idades, rodas cantadas, esculturas em balão e pintura de rosto. Durante o evento, que será realizado na avenida principal da cidade, também haverá a distribuição de camisinhas e de sacos de lixo para veículos.

Em Campos do Jordão, a comemoração terá início com a oficina de origami. Ao longo do dia serão realizadas 16 atividades, como workshops de culinária, oficinas de artesanato e de découpage a partir de filtros de café.


Programação do Centro Universitário Senac – Campus Santo Amaro

27 de setembro, sábado
Centro de Convenções
* 9 horas às 15h30 – Bazar da Rede Social Campo Grande
* 9 horas às 15h30 – Feira de Troca de Livros
* 10 horas às 12 horas – Corte de Cabelo e Escova
* 10 horas às 12 horas – Maquiagem e Penteado
* 10 horas às 11 horas – Oficina de Capacitação – Contadores de História para Educadores
* 14 horas ás 15h30 – Meditação
* 15h30 às 16h30 – Apresentação Teatral do SESC Santo Amaro
* 15h30 às 16h30 – Corte de Cabelo e Escova
* 15h30 às 16h30 – Maquiagem e Penteado

Centro Esportivo
* 10 horas às 12 horas – Jogos Cooperativos
* 10 horas às 12 horas – Oficina de Vôlei Sentado
* 10 horas às 12 horas – Caça ao Tesouro
* 10 horas às 12 horas – Área Circense de Lazer
* 10 horas às 11 horas – Apresentação de Capoeira
* 11 horas às 12 horas – Apresentação de Tecido Aéreo
* 14 horas às 15h30 – Clínica de Basquetebol do Instituto Barrichello Kanaan

Biblioteca
* 10 horas às 12 horas – Oficina de Lanche no Escuro
* 10 horas às 11 horas – Teatro de Fantoches
* 10 horas às 12 horas – Balcão de Carteirinhas
* 10 horas às 12 horas – Jogos de Tabuleiro
* 10 horas às 12 horas – Oficina Interativa “Meu nome em Libras”
* 10 horas às 12 horas – Utilizando o Dicionário da Língua Brasileira de Sinais com Recursos Multimídia
* 10h30 às 12 horas – Exibições de Documentários
* 11 horas às 12 horas – Contação de Histórias Infantis
* 14 horas às 15 horas – Oficina Lanche no Escuro
* 14 horas às 15 horas – Escreva o seu Nome em Braille
* 14 horas às 15h30 – Contação de Histórias
* 14 horas às 15h30 – Balcão de Carteirinhas
* 14 horas às 15h30 – Exibição de Documentários
* 14 horas às 15h30 – Jogos de Tabuleiro
* 14 horas às 15h30 – Histórias Infantis Traduzidas para Libras
* 14 horas às 15h30 – Utilizando o Dicionário da Língua Brasileira de Sinais com Recursos Multimídia

Praça do Cubo
* 9 horas às 10 horas – Apresentação do Grupo Clave de Lata com o Espetáculo “Os Saltimbancos”
* 10 horas às 11 horas – Danças Circulares
* 10 horas às 12 horas – Recreação com o SESC Santo Amaro
* 14 horas às 15 horas – Danças Circulares
* 14 horas às 15h30 – Recreação com o SESC Santo Amaro

Praça de Alimentação
* 12 horas às 12h15 – Orquestra de Mímica
* 12h15 às 12h30 – Apresentação Do Grupo de Percussão da Brascri
* 12h30 às 12h45 – ApresentaçãO Musical do Grupo Ação Comunitária

Prédio Acadêmico 1
* 10 horas às 11 horas – Oficina de Reciclagem com PET
* 10 horas às 11 horas – Palestra – O Circo e seu Impacto nas Comunidades
* 10 horas às 12 horas – Oficina de Bordados
* 10 horas às 12 horas – Oficina de Moda em Retalhos
* 10 horas às 12 horas – Oficina Usando o Computador e a Internet
* 10 horas às 12 horas – Oficina de Foto Ambiental
* 10 horas às 12 horas – Oficina de Arte com Jornal e Água
* 10 horas ás 12 horas – Palestra - A importância da Atividade Física para Pessoa com Deficiência
* 10 horas às 12 horas – Palestra - Conhecendo o Braille
* 10 horas às 12 horas – Oficina de Grafite
* 10 horas às 12 horas – Oficina de Bijouteria
* 10 horas às 12 horas – Mosquiteca: como capturar o mosquito da dengue
* 10h30 às 12 horas – Oficina de Auto-retrato: foto digital
* 11 horas às 12 horas – Oficina de Reaproveitamento de Óleo para a Produção de Sabão
* 14 horas às 15 horas – Sessão de Cinema Jovem
* 14 horas às 15 horas – Oficina de Educação Ambiental
* 14 horas às 15h30 – Oficina de Pinturas Decorativas Especiais
* 14 horas às 15h30 – Oficina de Crochê: customização de camisas
* 14 horas às 15h30 – Oficina de Auto-penteado
* 14 horas às 15h30 – Oficina de Orientação e Mobilidade da Fundação Dorina Nowill
* 14 horas às 15h30 – Palestra - Cultura e Educação: responsabilidade de todos
* 14 horas às 15h30 – Oficina de Pintura em Tela
* 14 horas às 15h30 – Oficina de Língua Brasileira de Sinais
* 14 horas às 15h30 – Oficina de Artesanato com Lã Cardada

Centro Gastronômico
* 10 horas às 12 horas – Oficina de Salgados para Festas
* 10 horas às 12 horas – Oficina de Coquetelaria sem Álcool
* 10 horas às 12 horas – Oficina de Trufas e Chocolates
* 14 horas às 15h30 – Oficina de Salgados para Festas
* 14 horas às 15h30 – Oficina de Coquetelaria sem Álcool
* 14 horas ás 15h30 – Projeto Chefs Especiais

Marquise do Prédio Acadêmico 1
* 11 horas às 12 horas – Construção de Maquete Social
* 13 horas às 14 horas – Apresentação Circense – Folias de Picadeiro

Praça do leitor
* 10 horas às 11 horas – Yoga
* 11 horas às 12 horas – Ginástica com Massagem Terapêutica
* 14 horas às 15 horas – Dança do Ventre
* 15 horas às 15h30 – Ginástica com Massagem Terapêutica

Serviço:
Dia da Responsabilidade Social no Ensino Superior

Centro Universitário Senac – Campus Santo Amaro
Local: Av. Engenheiro Eusébio Stevaux, 823 - Santo Amaro - São Paulo
Horário: das 9 às 17 horas, sábado
Informações: http://www.sp.senac.br ou (0xx11) 5682-7300
Gratuito


Envolverde, 25/09/08
© Copyleft - É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br