sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Guia de Ativismo 2.0: YouTube + GoogleEarth

O Guia Advocacy 2.0 (Ferramentas para o Ativismo Digital) descreve algumas das melhores técnicas e ferramentas que ativistas digitais - e outros que querem aprender sobre este assunto - podem usar em suas campanhas online de Ativismo.

Enquanto nosso guia anterior (Blog for a Cause! - Blog por uma Causa!) focava no uso efetivo de blogs como ferramentas de Ativismo, este guia explorará usos criativos de outras aplicações Web 2.0.

Nosso objetivo é:
*Agregar ferramentas web 2.0 para Ativismo;
*Dar instruções detalhadas sobre como usá-las;
*Mostrar experiências de sucesso com o ativismo web 2.0 por ativistas locais ao redor do mundo; e
*Inspirar outros ativistas a adotarem estas estratégias de modo a servir seus objetivos e necessidades específicas.

Do “Geo-bombing” (Geo-bombardeio) ao “multi-blogging” e Twitter ao “mash-ups” (misturas), exploramos o campo do Ativismo digital, auxiliando ativistas a chegarem ao público que nunca antes alcançaram.

Estamos dispondo este primeiro da série Guias Advocacy 2.0 que mostrará como usar a web 2.0 como ferramenta para Ativismo.

Geo-bombing (Geo-bombardeio) é uma das técnicas que podem ser empregadas para permitir uma disseminação mais eficiente de suas campanhas de vídeo do YouTube através de aplicações de mapeamento do Google como Google Maps and Google Earth. Agora [Inglês] você pode assistir seu vídeos geotagged (geo-marcados) dentro do Google Maps e do Google Earth. Qualquer vídeo do YouTube geo-marcados aparecerão quando a camada do YouTube no Google Maps/Earth estiver ligada.

Eis o que você precisa para saber como conseguir mais desta técnica poderosa.

Como fazer?
1- Geo-marcar seu vídeo:
Durante o processo de upload no YouTube você pode geo-marcar seu vídeo em uma localidade:
Quando o local estiver gravado e o vídeo inserido ele aparecerá no Google Earth.

2- Como mostrar os vídeos geo-marcados no Google Earth?
Para ativar a camada do Google YouTube, você precisa ir ao menu “Layers” (Camadas) ao lado esquerdo do Google Earth. Expandindo a “Gallery” (Galeria) na árvore de camadas irá expor a camada “Youtube”. Depois de clicar a caixa ao lado da Camada YouTube todos os ícones do Google YouTube aparecem por toda a terra.



Esta técnica tem sido usada por ativistas tunisianos no blog coletivo Nawaat.org (The Core - O Centro) para fazer o link de dezenas de testemunhos em vídeo de prisioneiros políticos da Tunísia e defensores dos direitos humanos para o local do palácio presidencial tunisiano no Google Earth. Agora, quando você voa sobre o palácio presidencial da Tunísia no Google Earth você vê que ele está coberto com os mesmos vídeos sobre liberdades civis que Ben Ali está tentando evitar que os Netizens Tunisianos assistam através do bloqueio de websites populares de troca de vídeos, YouTube e DailyMotion.

Veja o Sit-in virtual no Palácio Presidencial da Tunísia no Google Earth: Você pode baixar este arquivo Google Earth kmz (Keyhole Markup Zip) que iniciará o Google Earth (é preciso tê-lo instalado) e será levado até o Palácio Presidencial Carthage.

Link para o post original, por Sami Ben Gharbia

Baixe este guia em pdf [em inglês]


Ministério da Cultura, 19/09/08


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br