sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Prêmio ODM Brasil 2007

O Governo Federal criou o Prêmio ODM Brasil com o objetivo de incentivar programas, projetos e ações que contribuam efetivamente para o cumprimento dos Objetivos do Milênio

Por ter origem nas grandes conferências internacionais dos anos 90, no evento foram definidos 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), que são:




Para conhecer mais sobre cada objetivo, clique nas figuras acima.

Em Setembro de 2000, a sede das Nações Unidas (ONU) foi palco de um evento histórico. Chefes de Estado e de Governo de todo o mundo se uniram para discutir e identificar os desafios existentes, e futuros, determinando algumas ações necessárias para a construção de um novo século.

Tendo como o principal objetivo o estabelecimento de metas para os Estados, os membros da Organização pretendiam enfrentar, de forma conjunta, os inúmeros problemas da atualidade, como: guerras, violação de direitos humanos, má distribuição de renda, fome e outros. Mais de 180 países oficializaram no evento um pacto para tornar o mundo mais justo e mais solidário até 2015. Este compromisso ficou conhecido como a Declaração do Milênio.

Prêmio ODM Brasil
O Governo Federal criou o Prêmio ODM Brasil com o objetivo de incentivar programas, projetos e ações que contribuam efetivamente para o cumprimento dos Objetivos do Milênio. Essa iniciativa pioneira tem a coordenação técnica do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), e teve sua primeira edição em 2005 com mais de 900 projetos inscritos, sendo 27 deles premiados.

Na segunda edição (ODM 2007), foram 1062 práticas inscritas e avaliadas por um comitê técnico de especialistas nos ODM que escolheram as 20 melhores. De uma Cooperativa de pescadores e artesãos até um Centro de Recuperação e Educação Nutricional para crianças, o grupo dos vencedores conta com projetos de 11 Estados do País, unindo prefeituras e organizações da sociedade civil, com base nos seguintes critérios:

* contribuição para o alcance dos ODM;
* caráter inovador;
* possibilidade de tornar-se referência para outras ações similares;
* perspectiva de continuidade;
* integração com outras políticas;
* participação da comunidade;
* existência de parcerias;
* manutenção da qualidade nos serviços prestados;
* contribuição para o alcance dos ODM caráter inovador;
* possibilidade de tornar-se referência para outras ações similares;perspectiva de continuidade;
* integração com outras políticas;
* participação da comunidade;
* existência de parcerias;
* manutenção da qualidade nos serviços prestados.


As práticas vencedoras foram divulgadas durante encontro na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), no dia 15 de abril, em Brasília. A escolha foi feita por um júri de especialistas de todo o país, divididas em duas categorias: Organizações e Prefeituras. Veja abaixo todas as práticas vencedoras!
» Prefeituras premiadas
» Organizações premiadas


Informativo POrtal do Voluntário, Agosto 2008


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br