sábado, 5 de julho de 2008

O artesanato sustentável do Brasil

Arcos, flexas, bordunas e tacapes. Banquinhos de madeira em forma de tamanduás, onças e outros bichos. Tapetes e cestos de buriti com desenhos ancestrais indígenas e outros instrumentos de caça. Não é uma aldeia indígena ou alguma disputa entre índios e brancos pela posse de um pedaço de terra. Trata-se da Associação Ponto Solidário, uma organização não-governamental que divulga e coloca à venda artesanatos produzidos por diversas etnias brasileiras, como os Baniwa, que vivem na Amazônia, os Mehinako e os Waurá, ambas do Alto Xingu.

Além do artesanato indígena, mais de 130 cooperativas e comunidades de artesãos expõem suas produções na associação. São entidades de diversos estados do Brasil que produzem suas peças a partir de material reaproveitado. São bolsas de couro de peixe; esculturas com latas de alumínio; camisetas, taieres e cachecóis de garrafa PET; porta-jóias com cascas de frutas secas; jogos americanos feitos com um capim exclusivo da região centro-oeste do país; capelas e oratórios em madeira com representações de santos católicos.

A diversidade cultural do Ponto Solidário inclui ainda estatuetas em cerâmica feitas no Vale do Jequitinhonha; luminárias de bagaço de cana; agendas, bolsas e álbuns fotográficos de saco de cimento reciclado; cordéis de Juazeiro do Norte ilustrados com xilogravuras; sabão feito com óleo de cozinha usado; brinquedos, colares, peças em marchetaria e diversas outras produções. Dentre as exclusividades estão os sabonetes de babaçu produzidos no Maranhão e a Canjinjim, bebida artesanal com propriedades afrodisíacas utilizada também em festas religiosas e produzida artesanalmente por quilombolas do Mato Grosso desde o período colonial.

A Associação Ponto Solidário foi criada em 2002 com o objetivo de gerar renda às comunidades por meio do comércio justo e solidário. A loja está localizada na Avenida Nove de Julho, 3186, São Paulo e fica aberta de segunda a sexta-feira das 10 as 19 e aos sábados das 10 as 16. Os telefones para contato são 2132-7459 / 2132-7393. Visite o site: www.pontosolidario.com.br


Mapa do Terceiro Setor, junho/08


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br