quinta-feira, 1 de maio de 2008

Você sabe o que é Pegada Ecológica?

Qual é o impacto que você causa no planeta? Aprenda a medir como suas atividades do dia-a-dia influenciam a capacidade de regeneração da Terra.

Pegada Ecológica
A cada ano que passa, o consumo da humanidade supera mais rapidamente a capacidade de regeneração do planeta. Em 1987, o ano do primeiro Ecological Debt Day – dia em que a humanidade passa a estar em débito em relação ao meio ambiente -, ocorreu no meio de dezembro. Em 95, essa marca passou para novembro e, em 2007, chegou ao dia 6 de outubro.

A diferença entre o que o planeta é capaz de regenerar e o consumo efetivo das populações humanas provoca um saldo ecológico negativo e compromete, ao longo dos anos, a capacidade de sobrevivência da humanidade e de manutenção na vida do planeta. Esse cálculo é feito pela Global Footprint Network, Ong internacional que tem entre seus integrantes o pesquisador William Rees, co-autor da ferramenta conhecida como Pegada Ecológica, que serve de base para análise de impacto do consumo apresentada pela Ong.

O Cálculo
A Pegada permite calcular qual é a área (em hectares) necessária para produzir tudo aquilo que é consumido e, ainda, absorver os resíduos desses processos, em um ano. A conta é feita considerando toda a quantidade de água e de espaço físico necessários para o plantio, pastagem, pesca, etc. Todo esse conjunto é chamado de “biocapacidade” do planeta, ou seja, a habilidade dos sistemas ecológicos de gerar recursos e absorver resíduos em um determinado período.

Ao calcular o dia em que a Pegada Ecológica total da Humanidade é igual à biocapacidade da Terra, os pesquisadores identificam em qual data a população atinge o seu limite de consumo para o período. Esse é considerado o dia em que passamos a usar mais recursos ambientais do que a Terra é capaz de renovar, em um ano.

Como agir?
Cada um de nós pode contribuir para diminuir a Pegada Ecológica da humanidade. É preciso tomar consciência do problema e procurar saber quais são os impactos do seu estilo de vida – na sociedade, na natureza e sobre si mesmo. O Brasil tem uma pegada ecológica média de 2,1 hectares por habitante por ano, número superior à média mundial sugerida para que atingíssemos um padrão de consumo sustentável hoje, que seria de 1,8 (hectares/hab./ano), mas bastante próxima da média mundial per capta de 2,2.

Você pode descobrir qual é a sua pegada ecológica em www.earthday.net/Footprint/index.asp. É possível, por meio desse cálculo, descobrir como anda o seu ritmo de consumo dos recursos naturais e ver se não está na hora de repensar hábitos. Para saber mais sobre consumo, acesse o site do Instituto Akatu e leia o Manual dos 12 Princípios do Consumidor Consciente.

Mobilize-se
A Global FootPrint Network e seus 85 parceiros internacionais organizam todos os anos uma campanha internacional de mídia para divulgar o Ecological Debt Day e a Earth Day organiza em abril a comemoração do Dia da Terra, em todo o mundo. Quem tiver interesse em participar das campanhas internacionais pode acessar o www.footprintnetwork.org ou http://www.earthday.net/.

Publicado pelo Boletim V2V nº 65, abril/08


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br