quinta-feira, 1 de maio de 2008

Programa Democratização Cultural abre inscrições para seleção pública

Em 2008, o Programa de Democratização Cultural investirá R$ 4 milhões em projetos de todas as áreas culturais - artes visuais, artes cênicas, cinema e vídeo, literatura, música e patrimônio - desde que objetivem a fruição, experimentação e vivência de conteúdos culturais pelo público, principalmente pelos jovens entre 15 e 24 anos.

Esta seleção pública traz inovações perante a edição anterior. Este ano, não haverá categorias diferenciadas de projetos, com faixas de investimento específicas. O limite do investimento por parte do Grupo Votorantim será de R$ 600 mil por projeto – tanto na condição de patrocinador único, quanto na condição de patrocinador de um segmento dos projetos selecionados. Tais iniciativas deverão se destacar pelo alto impacto cultural e, também, pelo benefício ao público jovem. No processo seletivo, serão considerados aspectos como diversidade de portes de projetos e regiões beneficiadas, qualificação dos conteúdos, elementos de diferenciação, planejamento, potencial de visibilidade, entre outros pontos detalhados neste regulamento.

Podem participar da seleção artistas, grupos, produtores e instituições, de todas as regiões do País, que realizem ações culturais para estimular o interesse e ampliar o acesso dos jovens às manifestações artísticas. Os conteúdos devem ser atrativos e apresentados em locais de fácil acesso, de forma gratuita ou a baixo custo.

A inscrição de projetos é gratuita e estará aberta a pessoas físicas ou jurídicas entre os dias 24 de abril e 08 de agosto de 2008, às 18h. Serão qualificados para a etapa de análise, somente projetos que possuam número de registro no Pronac (Programa Nacional de Apoio à Cultura) até o término do período de inscrição, em 08 de agosto de 2008, às 18h.

Os projetos recebidos serão avaliados por uma Comissão Técnica independente, formada por especialistas da área cultural. A decisão final fica a cargo do Comitê e do Conselho do Instituto Votorantim, que examinarão os projetos pré-selecionados pelos especialistas.

O resultado do processo de seleção será anunciado até 04 de novembro deste ano, no site do Programa de Democratização Cultural. Os projetos contemplados serão implementados durante o ano de 2009.

Visite os links abaixo para acessar os capítulos do documento ou clique aqui para baixar uma versão em PDF.


1. Programa de Democratização Cultural e a Causa Jovem
2. 3ª Seleção Pública de Projetos
3. Tipos de Projetos Beneficiados
4. Proponentes
5. Leis de Incentivo à Cultura
6. Datas de Inscrição e Avaliação de Projetos
7. Período de Realização dos Projetos
8. Valores de Investimento
9. Inscrição de Projetos
10. Informações Importantes
11. Seleção dos Projetos
12. Contrato com os Projetos Selecionados
13. Contrapartidas dos Projetos Selecionados


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br