terça-feira, 18 de março de 2008

Edital de 2008 para a população GLTB

Atendendo à decisão do Grupo de Trabalho de Promoção da Cidadania GLTB, ocorrida em setembro de 2007, a partir deste ano o Ministério da Cultura realizará dois concursos públicos direcionados à população de Gays, Lésbicas, Transgêneros e Bissexuais: um para apoiar especificamente as Paradas e o outro para premiar projetos culturais, diferentemente do que ocorria nos anos anteriores, quando um único edital abrangia todas as iniciativas culturais desse segmento.

Para tratar de aspectos relacionados ao edital, integrantes do GT realizaram no dia 5 de março, na Sede do MinC, em Brasília, sua primeira reunião deste ano. Eles analisaram, debateram e aprovaram vários itens referentes ao Concurso de Apoio às Paradas de Orgulho GLTB, o qual vai se realizar de forma regionalizada. O edital será publicado pelo MinC ainda neste semestre. O GT voltará a reunir-se nos dias 13 e 14 do mês de maio.

O Grupo de Trabalho GLTB é coordenado pela Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SID/MinC). A reunião foi presidida pelo subsecretário Ricardo Lima e contou com as presenças de representantes das demais Secretarias do Ministério, do Conselho Nacional de Combate à Discriminação da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (CNCD), da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas e Transgêneros (ABGLT), da Associação Nacional de Travesti (Antra) e do Coletivo Nacional de Transexuais (CNT).

O encontro foi iniciado com uma apresentação feita pelo gestor cultural da SID/MinC, André Gama, que destacou os principais pontos relacionados à proposta do Edital de 2008, desenvolvido pela Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural. Foram discutidas várias questões, como as alterações de valores de recursos a serem repassados às entidades que forem selecionadas no concurso, os critérios de seleção para as propostas, o número de pessoas a comporem a comissão de avaliação, a necessidade de encaminhamento de materiais complementares de divulgação e outros itens.

O Grupo de Trabalho de Promoção da Cidadania GLTB é composto por representantes do Ministério da Cultura, do CNCD e da sociedade civil, por meio da ABGLT e da Antra. À reunião compareceram Ricardo Lima, Fábio Maleronka Ferron e Priscila Delgado de Carvalho, representando, respectivamente, as Secretarias do MinC da Identidade e da Diversidade Cultural, de Políticas Culturais e do Audiovisual; Alexandre Böer, da ABGLT; Carla Machado, do CNT; Jovanna Baby, da Antra; Cláudio Nascimento, Yone Lindgren e Cris Stefanny, do CNCD; além dos convidados Luiz Mott, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Thaís Borges Werneck e André Gama, da SID/MinC.

Mais informações sobre as iniciativas de promoção da cidadania GLTB: (61) 3316-2336.
Informações à imprensa: (61) 3316-2129.

Gláucia Ribeiro Lira, SID/MinC
Publicado no site do
Ministério da Cultura em 10/03/08


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br