terça-feira, 18 de março de 2008

Biblioteca livre em nova versão

Software gratuito para catalogação e organização de obras vai ser ‘exportado’

A tarefa de catalogar milhares de livros, discriminando autor, data de lançamento, editora e outros dados sobre as obras, já é das mais complexas; imagine então lidar com tudo isso e também controlar entrada e saída de exemplares emprestados. Eis o cenário da maioria das bibliotecas brasileiras. A sorte é que, desde 2006, elas podem contar com um software que facilita a confecção das fichas e controle de estoques.

Trata-se do BibLivre (Biblioteca Livre), criado por profissionais da Coppe/UFRJ e da Sabin (Sociedade de Amigos da Biblioteca Nacional).

Agora, o software chega à versão 2.0 ainda mais simples e disponível para 1.500 bibliotecas - 400 do sistema nacional, fora as estaduais e as de escolas.

Além disso, na página oficial do programa www.biblivre.ufrj.br já foram realizados 7.500 downloads, uma vez que qualquer um pode baixar e personalizar o programa.

De acordo com Ubaldo Santos Miranda, da Sabin/Biblioteca Nacional, os programas antes disponíveis para catalogação e organização de bibliotecas não eram profissionais.

O BibLivre, que é gratuito, surgiu como alternativa para as velhas fichas de papel, que davam trabalho às incansáveis bibliotecárias.

Agora, depois de terminada a versão 2.0, os programadores partem para a internacionalização do projeto - a princípio, ele será traduzido para o inglês e o espanhol.

- Depois disso, vamos disponibilizar o código-fonte na rede - diz Ubaldo.

Segundo Jorge Lopes de Souza Leão, professor da Coppe/UFRJ e também idealizador do programa, a intenção é oferecer uma ferramenta simples e intuitiva para as bibliotecas públicas e, claro, atingir, mesmo que indiretamente, o maior interessado: o leitor.

Publicado no site do Ministério da Cultura em 10/03/08


Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br