domingo, 24 de fevereiro de 2008

ONU quer turismo contra pobreza no Brasil

Rafael Sampaio


PNUD pretende obter recursos do governo espanhol para projetos nessa área; proposta de apoio ao PAC também será discutida

O PNUD vai propor ao governo espanhol acordos de cooperação para implantar projetos sociais na área de turismo no Brasil. A idéia é aproveitar o potencial do setor para desenvolver programas de capacitação, geração de emprego e preservação do meio ambiente. A proposta será apresentada nesta semana, durante reunião entre a Espanha e representantes de escritórios do PNUD na América Latina.

“O Brasil tem grande potencial para turismo, e a atividade pode ter impacto positivo na redução da pobreza, pois pode gerar empregos e conhecimento”, avalia Maristela Baioni, representante do PNUD Brasil no evento, que acontece nesta terça e na quarta-feira, em Cartagena, na Colômbia. “O movimento do setor privado espanhol no Brasil pode ser acompanhado de cooperação para projetos”, afirma.

A sugestão do PNUD é que a cooperação na área de turismo seja definida como uma das áreas prioritárias na parceria entre a agência da ONU e o governo espanhol. O PNUD formularia e apresentaria projetos relacionados ao setor para serem implantados com apoio da Espanha, maior doador do PNUD internacional.

O PNUD Brasil também vai propor um projeto para fortalecer o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), que poderia ser inserido em uma linha de apoio já aprovada pelo governo espanhol, relacionada a parcerias entre o setor público e privado. O projeto, ainda em elaboração, prevê monitorar o programa do governo para verificar seu impacto na redução da pobreza, além de mapear as potencialidades de empresas e outras instituições privadas para parcerias.

Outro projeto que o PNUD Brasil vai apresentar na reunião é ligado à violência. A idéia é escolher uma comunidade em um município violento e desenvolver, por cerca de quatro anos, um trabalho com outras agências da ONU. “A partir daí, pode-se por em prática ações de educação para infância e combate ao tráfico de drogas, por exemplo”, sugere Maristela.

O governo espanhol já é parceiro do PNUD Brasil em projetos relacionados a emprego e trabalho descente, principalmente para jovens, e à promoção da igualdade de gênero, que incluem ações para combater racismo contra mulheres negras.

Publicado pela Envolverde em 22/02/08
© Copyleft - É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.



Nenhum comentário:



Acesse esta Agenda

Clicando no botão ao lado você pode se inscrever nesta Agenda e receber as novidades em seu email:
BlogBlogs.Com.Br